O carro próprio é o sonho de muitas pessoas. No entanto, há quem pense que não é possível realizá-lo por apenas conhecer o caminho do financiamento.

Uma das soluções para se conquistar um carro novo é por meio de um consórcio. Contudo, você entende como funciona um consórcio de carros? Embora seja uma opção bastante simples e acessível, muitas pessoas não sabem muito sobre.

Se você tem interesse em conhecer mais como essa modalidade de crédito para adquirir veículos funciona, está no lugar certo. 

Aqui vamos esclarecer as possíveis dúvidas que você deve ter sobre o tema. Além disso, entender quais são as vantagens do consórcio em relação ao financiamento e te mostrar como pode simular o crédito em um consórcio veicular. Boa leitura!

Simule um crédito com o Klubi

O que é um consórcio de carros?

Em primeiro lugar, é muito importante esclarecer o que é um consórcio. O consórcio é uma forma de aquisição e compra de um bem, feito a partir da união de pessoas que possuem uma finalidade em comum.

O sistema de consórcio é como uma espécie de economia colaborativa, na qual todos os integrantes contribuem com um valor determinado. A ideia é formar uma poupança comum para as pessoas que fazem parte daquele grupo.

No caso de um consórcio de carros o objetivo final é comprar exclusivamente um veículo. Ou seja, todas as pessoas que participam de um grupo de consórcio tem interesse em um carro do mesmo valor e número de parcelas. 

Como funciona um consórcio de veículos?

o que é consórcio de carro

O consórcio de veículos, em resumo, é uma grande poupança conjunta construída a partir de pessoas com o mesmo interesse. Portanto, você e outras pessoas vão contribuir com uma parcela mensal para juntar o valor necessário para a compra do carro em questão.

No entanto, o funcionamento de um consórcio de veículos vai muito além disso, apresentando nuances importantes de se entender. A seguir, vamos esclarecer alguns pontos dentro do funcionamento de um consórcio de automóveis.

Administradora do consórcio 

A responsabilidade pela gestão do consórcio se dá por meio das administradoras, ou seja, empresas especializadas nessa atividade. É com ela que o interessado vai assinar um contrato.

Vale ressaltar que toda administradora de consórcio precisa ter uma autorização do Banco Central do Brasil para funcionar.

A administradora é um mediador imprescindível para a resolução de conflitos que possam surgir entre os consorciados (pessoas que participam de um grupo do consórcio) e a garantia do pagamento de todas as partes.

As administradoras fazem toda a gestão de todas as atividades que estiverem relacionadas ao consórcio.

Taxas do consórcio

O consórcio é uma modalidade muito famosa por não oferecer taxas de juros. Entretanto, uma taxa envolvida no processo é a taxa de administração. Ela serve justamente para custear a administradora do consórcio na execução de todas as suas responsabilidades.

Outras taxas que também fazem parte do pagamento são a do fundo de reserva e o seguro de vida.

Contemplação no consórcio

A contemplação do consórcio pode acontecer de diversas maneiras. Entre elas, estão o sorteio, os lances e o fim das parcelas.

Sorteio

Todo grupo de consórcio participa de sorteios mensais que podem ser feitos por assembleias, sendo estabelecidos dentro do contrato. Isso significa que todo mês, também, algum participante pode ser contemplado com o valor final desejado.

Desse modo, isso pode acontecer, inclusive, no primeiro mês. No entanto, não há garantias de que você será contemplado logo nos primeiros meses, afinal, a chance é a mesma para todos os participantes.

Lances

Uma outra forma de ser contemplado com o valor integral é por meio de lances. Essa é uma forma de adiantar em casos que não se deseja esperar o sorteio ou o final das parcelas.

O lance funciona, portanto, como uma forma de adiantar as parcelas. Nesse caso,  quem adiantar o maior valor será contemplado. Existem três tipos de lances:

  • Lance livre: nesse caso, você pode ofertar qualquer valor entre a taxa mínima estabelecida e o valor absoluto das mensalidades que você ainda vai pagar;
  • Lance fixo: para essa situação, uma cota é definida pela administradora para se oferecer lances. O maior ou menor valor vai influenciar na quantidade de pessoas que participam da tentativa. Em casos de empate, ganha quem tem o número da cota mais próximo ao número sorteado; 
  • Lance embutido: em último caso, o consorciado pode usar parte do valor total da carta de crédito para conseguir a contemplação. O que, por conseqüência, vai modificar o planejamento inicial do custo do seu bem.

Final das parcelas

A última possibilidade de ser contemplado é quanto terminam todas as mensalidades, ou seja, ao fim da quitação. Todos os participantes que não foram contemplados por sorteio ou lances receberão o valor.

Carta de crédito

carta de crédito consórcio

É importante explicar que o valor total relativo ao bem que você vai comprar não é oferecido em dinheiro mas, sim, em uma carta de crédito. O dinheiro não irá, portanto, cair na sua conta corrente.

Ao ser contemplado e ter a carta de crédito em mãos em primeiro lugar, você deve escolher o modelo do veículo que você deseja. E, em segundo lugar, apresentar essa carta no momento do pagamento.

O processo de tratativas posteriores do pagamento será realizado pela administradora do consórcio. 

Um ponto importante para se ressaltar é que o valor do carro escolhido, ainda, pode não ser idêntico ao da carta de crédito.

Considerando isso, em casos que o valor é mais caro, é preciso pagar a diferença. Por outro lado, em casos que o veículo for mais barato, você pode aproveitar o valor que resta tanto para quitar parcelas do próprio consórcio, como para pagar o IPVA ou o seguro do veículo.

Quais as vantagens de fazer um consórcio?

Por fim, agora que você sabe como funciona um consórcio de carros, vamos falar sobre os benefícios dele.

O consórcio, sem dúvidas, é uma forma extremamente acessível de realizar o sonho de ter um carro próprio. Entre as vantagens dessa modalidade, portanto, podemos destacar fatores como, por exemplo:

  • Sem taxa de juros;
  • Permite compras à vista;
  • Flexibilidade de parcelamento;
  • Menos burocracia;
  • Liberdade de compra.

Sem taxa de juros

O principal benefício que se pontua do consórcio é justamente a inexistência de juros.

Esses valores, por sua vez, são menores do que os juros convencionais. Além disso, o valor pode ser diluído nas prestações durante toda a etapa do consórcio.

Permite compras à vista

A segunda vantagem do consórcio de carros é a chance de poder pagar o veículo à vista. Visto que, ao ser contemplado, você recebe a carta de crédito com o valor total.

As negociações são muito mais fáceis quando se paga um bem à vista. Ou seja, com o valor integral se tem grandes chances de conseguir um desconto na hora da compra. 

Flexibilidade de parcelamento

O pagamento e a escolha do valor mensal é extremamente flexível. Ao fazer um contrato com uma empresa de consórcio, você irá escolher a melhor opção para o seu bolso. Ou seja, poder optar pelo valor e o número de parcelas ideal para sua realidade. No Klubi, temos parcelas que cabem no seu bolso, a partir de R$ 599/mês.

Para que você não se prejudique com a escolha de muitas parcelas, é importante ler o contrato com atenção e tirar todas as suas dúvidas com a empresa antes de assiná-lo.

Menos burocracia

Quando se opta por um consórcio de carros, o processo de compra envolve menos burocracia. Isso acontece porque o consórcio não tem muitos requisitos bancários e administrativos. Dessa forma, a aquisição é extremamente tranquila.

Além disso, em vez de ser um papel do proprietário, fica nas mãos da administradora a gestão da documentação e legalização do carro após a escolha e pagamento com a carta de crédito.

Liberdade de compra

Outra vantagem em relação ao consórcio de carros é em relação a liberdade de escolha do veículo. Diferente do que se pensa, você não precisa comprar o bem que foi estipulado no contrato.

Na verdade, a carta de crédito permite que o consorciado escolha qualquer opção que caiba no valor total escolhido. O importante é que o valor seja usado para comprar um item da mesma categoria, ou seja, um carro.

Em outras palavras, é possível trocar o modelo do carro se o valor estiver dentro do total da carta de crédito.

Vantagens do consórcio em relação ao financiamento

vantagens consórcio

Como falamos no começo do texto, outro tipo de forma de adquirir um carro é o financiamento. 

No entanto, é possível perceber que o consórcio apresenta diversas vantagens em relação a essa outra modalidade. Vamos mostrar, a seguir, quais são elas.

Um primeiro ponto para se destacar aqui é que quando você compra um bem por financiamento, ele está alienado fiduciariamente. Ou seja, até você pagar todas as parcelas, ele não é 100% seu.

Entre as vantagens que podemos destacar do consórcio em relação ao financiamento estão, portanto:

  • Ele não possui taxa de juros;
  • Não precisa oferecer uma entrada;
  • É sem grandes burocracia de documentos;
  • Não precisa que se tenha nome limpo;
  • Oferece planejamento na compra;
  • Tem flexibilidade na utilização do crédito.

Como se paga as parcelas de um consórcio?

O pagamento das parcelas de um consórcio vai sempre depender do contrato escolhido em relação ao número e valor das mensalidades. 

De forma geral, as parcelas se dividem em quatro valores considerados: taxa de administração, fundo comum, fundo de reserva e seguro.

A taxa de administração, como já falamos antes, é o valor pago à administradora para a realização dos seus serviços. 

O fundo comum é o valor relacionado à aquisição do bem. Ele diz respeito a contribuição mensal que se obtém através de um percentual em cima do valor do crédito contratado.

As outras partes da parcela são relacionadas à segurança do consórcio. O fundo de reserva serve para cobrir despesas em casos de inadimplências por parte de algum consorciado. 

Já o seguro, que é opcional, é o valor cobrado para garantir o pagamento das parcelas em casos de desistência ou morte do segurado.

As parcelas podem sofrer ajuste?

É possível que as parcelas sofram ajuste no caso em que o veículo escolhido mude o preço de tabela. Nesse caso, se o valor do veículo aumentar no mercado, a  parcela vai precisar subir para manter o poder de compra da sua carta de crédito. 

A correção das parcelas serve, portanto, para corrigir situações em que o valor total é insuficiente para adquirir o veículo que você planeja.

Um ponto importante é que mesmo que você já tenha sido contemplado, como se trata de uma compra planejada e, ao mesmo tempo, por ser uma aquisição em grupo, todos os participantes devem ter suas parcelas reajustadas.

Quanto tempo demora para ser contemplado por um consórcio?

Como já falamos aqui, existem diversas formas de você ser contemplado dentro de um consórcio. 

Em primeiro lugar, vale dizer que a duração da contemplação vai ser, no máximo, o tempo limite de duração do consórcio. Esse período sempre vai depender dos planos do grupo em que você entra. 

Se você assinar um contrato de 4 anos, você pode levar até 4 anos para ser contemplado. No entanto, isso não significa que você não possa conseguir receber a carta de crédito antes.

Fui contemplado, devo continuar pagando?

simular crédito consórcio

Como a contemplação não possui uma data inicial exata, é importante esclarecer que, independente de quando você for contemplado, é preciso pagar as mensalidades até o final do contrato. 

Em um caso de um contrato de 4 anos, se você for sorteado no 12º mês, você deverá continuar pagando as parcelas restantes durante os próximos 36 meses.

Como simular crédito para consórcio?

A simulação de crédito para consórcio pode ser feita na página da administradora do consórcio em questão. Outra forma de fazer isso é por meio de canais de comunicação com a consulta da equipe de vendas.

Antes de simular, no entanto, é importante já ter em mente quanto você está disposto a gastar para adquirir seu carro. Ou seja, esteja preparado financeiramente para realizar a sua escolha.

Com isso organizado, você pode simular o crédito. Essa é uma tarefa muito simples, visto que não é preciso muita burocracia.

No site do Klubi, basta você informar o valor que você tem interesse para sua carta de crédito e você receberá uma simulação com valores e prazos para avaliar de forma 100% digital! Além de contar com um time de especialistas, prontos para te ajudar em tudo que for necessário na sua jornada.

Simule um crédito com o Klubi

Conclusão

Ao longo do texto você pode entender como funciona um consórcio de carros na prática e, principalmente, perceber que algumas vantagens só essa modalidade oferece. 

A escolha pelo tipo de consórcio e as mensalidades vai sempre depender dos seus objetivos e das suas possibilidades financeiras. O importante é se planejar e escolher uma administradora de confiança!