O consórcio é o caminho que muitas muitas pessoas optam para conseguir conquistar um bem tão desejado.

 No entanto, há pessoas que descobrem que estão com o “nome sujo“ na hora de fazer um consórcio ou mesmo aquelas que já sabem mas ainda assim desejam fazer.

Nesses casos, é muito comum que surja a dúvida: pode fazer consórcio com nome negativado? Se você está nessa situação, e tem interesse em saber se pode ou não participar de um consórcio, está no artigo certo.

Além de explicar essa dúvida frequente, iremos falar mais sobre o funcionamento do consórcio para negativados, respondendo dúvidas como, por exemplo:

  • Quem pode fazer consórcio?
  • Fui contemplado com nome sujo, o que acontece?
  • Como manter o consórcio em dia?
  • Como limpar meu nome?

Boa leitura!

Simule um crédito com o Klubi

Posso fazer consórcio com nome negativado?

Em primeiro lugar, vamos responder a dúvida que te trás a esse artigo.  Pessoas popularmente atribuídas ao termo “nome sujo”, ou seja, negativadas, são aquelas que tem seu CPF incluído nos cadastros dos serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Isso significa que elas estão inadimplentes em algum pagamento de banco, loja ou serviço e, dessa forma, se tornaram devedoras.

É comum que pessoas com o nome negativado enfrentem restrições de crédito e não consigam realizar empréstimos e financiamentos. 

Isso acontece justamente pelo risco que as instituições financeiras envolvidas podem ter de não receber o dinheiro de volta após conceder um crédito para essas pessoas.

No entanto, diferente desses casos, pessoas com o nome negativado podem sim participar de um consórcio. 

O fato de ter dívidas anteriores não impede que a pessoa possa participar dele.O importante, nesses casos, é que a pessoa consiga quitar a dívida até ser contemplada pelo prêmio.

Precisa comprovar renda para consórcio?

Sim, em muitos casos, após ser contemplado pelo prêmio, é preciso comprovar sua renda para ter acesso a carta de crédito do consórcio

Isso acontece pois a administradora de consórcios precisa se certificar que o consumidor será capaz de cumprir com seus compromissos com o grupo, visto que é uma poupança coletiva.

Quando os integrantes não contribuem, principalmente por participarem de um grupo que não são capazes de manter os pagamentos, isso compromete as contemplações.  

Por isso, é importante que a administradora tenha garantias de que, após a contemplação, o consorciado continuará cumprindo seus compromissos. Afinal, o consorciado pode ser contemplado nos primeiros meses do plano e, ainda assim, terá que pagar até o fim.

De toda forma, cada regulamento varia. É importante sempre conferir no contrato quais são as garantias exigidas pela empresa.

Como funciona o consórcio para negativado?

como funciona consórcio nome negativado

O consórcio para quem tem o nome negativado funciona de maneira semelhante à maneira que ocorre para as pessoas que têm o nome limpo. 

Como você deve saber, o consórcio de veículos funciona como uma grande poupança conjunta feita por um grupo que vai contribuir, de maneira mensal, com uma parcela para juntar o valor necessário para a compra do carro em questão.

O valor do prêmio escolhido, isto é, a carta de crédito, só pode ser usado após a contemplação. O consorciado pode ser contemplado de diferentes formas:

Pessoas com nome negativado podem participar normalmente das assembleias, desde que tenham pagado todas as parcelas no tempo correto. Seja qual for a situação do CPF, todos os consorciados que atrasam as parcelas são excluídos de participar dos sorteios.  

A diferença do consórcio para quem tem nome negativado, no geral, é que, ao ser contemplado com o prêmio, será preciso que ele tenha sua dívida paga para poder receber a carta de crédito, isto é, o valor do prêmio. 

No entanto, existem algumas empresas em que isso não acontece. Nesses casos, o nome negativado não necessariamente barra o acesso ao crédito.

Consórcio analisa score?

O score de crédito do Serasa nada mais é do que o resultado dos hábitos de pagamento e relacionamento do cidadão com o mercado de crédito. Ou seja, pessoas com nome negativado têm um score baixo.

No entanto, como falamos, é possível ser aceito no consórcio mesmo com um score baixo. Afinal, é possível que o consorciado quite a dívida até ser contemplado. 

Quem pode fazer consórcio?

Entre as regras para poder participar de um consórcio está a necessidade de que o interessado tenha mais de 18 anos. Somente pessoas maiores de idade são autorizadas a firmar um contrato. 

A partir desta idade mínima, qualquer pessoa pode participar, inclusive aquelas com nome negativado.

Fui contemplado com nome sujo, o que acontece?

Como falamos, pessoas com nome negativado podem participar do consórcio e, dessa forma,  caso estejam com as parcelas em dia, em algum momento serão contempladas. 

No entanto, em muitos casos, pode ser que o consorciado com nome negativado precise quitar os débitos antes de receber a carta de crédito. Somente dessa forma ele vai conseguir realizar a compra de determinado bem ou a contratação do serviço. 

É comum que, nesses casos, o departamento de finanças da administradora de consórcio ajude na quitação da dívida.

Isso acontece porque antes de ser liberada, a carta de crédito demanda uma análise do consorciado que vai levar em conta o histórico do consumidor e suas dívidas.

É comum que, nesses casos, aconteçam duas situações. Uma delas é que a administradora pode exigir que o cliente baixe a restrição do seu nome antes de receber a carta de crédito.

Já a segunda situação é que, em alguns casos, a participação de um fiador seja usado como fonte para aprovação do crédito.

Dessa forma, embora não seja proibido, fazer um consórcio com nome negativado pode atrapalhar ou atrasar o recebimento da carta de crédito.

Em resumo: entrar no consórcio com o “nome sujo” não é um problema, no entanto, caso o nome permaneça negativado, o indivíduo pode enfrentar alguns problemas para usufruir de seu direito.

Como funciona a análise de crédito?

análise de crédito

Após a contemplação, é preciso que seja feita uma análise de crédito do consorciado, caso ele queira utilizá-lo. 

Para isso, é preciso apresentar uma documentação pessoal. Entre eles, podemos citar os mais comuns:

  • Documentos de identificação pessoal, como RG, CNH, CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovantes de renda.

 Todos os dados serão analisados de acordo com o regulamento do consórcio em questão. Confira aqui como é feita a análise de crédito fléxivel no Klubi.

Como manter o consórcio em dia?

Independentemente da situação do seu CPF, é preciso ter em mente que você vai precisar pagar todas as parcelas do consórcio até o prazo final. 

A melhor maneira de evitar problemas em um consórcio, seja com nome negativado ou nome limpo, é estar em dia com o consórcio. Por isso, iremos trazer algumas dicas importantes para evitar a inadimplência.

Tenha planejamento e organização 

Em primeiro lugar, é muito importante que você busque ter um planejamento financeiro coerente. Participar de um consórcio é um importante comprometimento, por isso, você deve mapear bem suas dívidas mensais para que as parcelas estejam dentro do possível.

Com um bom planejamento, você mantém equilíbrio financeiro e evita a possibilidade de ficar devendo parcelas. Isso é mais importante ainda para quem já tem dívidas – ou seja, está com o nome negativado. 

Analise bem o perfil e o prazo

Ao se planejar bem, você pode escolher qual é o perfil e o prazo adequado para você. Empresas de consórcio oferecem diversos tipos de perfis e prazos para que essa modalidade seja acessível a todos os tipos de interessados. 

Dessa forma, o cliente pode definir o valor da carta de crédito proporcional, assim como optar pelo prazo mais ideal para pagar as parcelas.

Crie o hábito de poupar

Uma das melhores formas de não passar aperto é criando o hábito de poupar dinheiro. Mesmo que seja uma quantia pequena, é preciso começar.

Esses valores reservas podem servir como uma espécie de reserva de emergência e, assim, caso tenha algum problema financeiro, você poderá manter os pagamentos em dia.

Ferramentas tecnológicas

Por fim, um mecanismo que pode te ajudar na hora do pagamento das parcelas são as ferramentas tecnológicas. 

Você pode fazer o uso de aplicativos para controlar seus gastos mensais e ainda servir como lembretes para pagamentos.

Dessa forma, fica muito mais simples manter as contas em dia e não atrasar as parcelas do consórcio.

O que fazer caso não consiga pagar as parcelas?

Como você sabe, ao ter parcelas em atraso, você fica de fora de contemplações em assembleias, por exemplo. 

Caso surjam imprevistos na hora de pagar as mensalidades, portanto, você pode recorrer a duas alternativas.

A primeira possibilidade é negociar com a administradora o valor da carta de crédito, diminuindo-a. Nessa situação, você pode conseguir uma redução no valor das parcelas mensais que torne possível a manutenção do consórcio.

A segunda opção é sair do consórcio. Nesse caso, você deve repassar a sua cota para outro participante. Para isso, contudo, você deve consultar a empresa responsável para conferir as condições e ver se isso é possível. 

Por fim, a última é pagar as parcelas atrasadas. Nesse caso, também, a administradora pode cobrar multas e juros pela inadimplência.

Como limpar o nome?

como limpar nome

Se você entrou em um consórcio com o nome negativo, já sabe que, para usar a carta de crédito, precisará limpar seu nome. Por isso, durante esse processo, é muito importante encontrar mecanismos que ajudem a tirar seu nome do vermelho.

Organize seus gastos

O primeiro passo para limpar o nome negativado é compreendendo todos os gastos que você possui. 

Para isso, você pode criar uma lista com tudo o que você está devendo e quanto você recebe todo mês.É interessante observar todos os gastos fixos e essenciais nesse processo. 

Mapeando isso, você pode avaliar como pode negociar as suas dívidas com os fornecedores dentro dos seus limites financeiros. Isso pode ser feito a partir de descontos para quitação à vista, por exemplo.

Elimine custos desnecessários

Um momento de quitação de dívidas demanda alguns cortes de gastos que, embora sejam válidos, não são essenciais.

É possível que você possa retornar a usufruir depois, mas, por quanto que está com dívidas, deve ter prioridades. Só assim você vai conseguir se livrar delas.

Embora pareçam pequenos, ao somar o quanto você gasta com eles durante um ano, você vai notar que vai ter mais dinheiro para pagar suas dívidas

Analise e reveja suas práticas

Por fim, você deve colocar todas as suas ações financeiras na balança. Você deve observar quais  investimentos não estão sendo benéficos para que assim possa evitar cometer mais erros e mais dívidas.

Ter uma visão analítica vai ajudar a entrar na mesma situação de novo. Um plano de ação será essencial para não se tornar refém das suas finanças. 

Simule um crédito com o Klubi

Conclusão

Nesse artigo a gente conseguiu te mostrar como funciona o consórcio para pessoas com nome negativado. Mesmo com dívidas financeiras, é possível, sim, participar do consórcio.

O mais importante é que você sempre tenha as parcelas em dia e consiga quitar esse valor durante o prazo até ser contemplado. Dessa forma, então, você vai poder evitar problemas na hora de receber a carta de crédito. 

O consórcio pode ser uma excelente maneira de adquirir mais planejamento e organização das próprias finanças!