Muitas pessoas têm o sonho de comprar o seu veículo, seja carro ou moto, para facilitar a locomoção e adquirir um patrimônio. No entanto, não são todas as pessoas que têm condições de comprar um carro à vista.

Uma boa opção é realizar um financiamento, no entanto, para isso existem juros e muitas vezes é preciso oferecer um valor de entrada. 

Sendo assim, a melhor alternativa muitas vezes acaba sendo fazer um consórcio de veículos.

O Banco Central é quem fiscaliza os consórcios de veículos, o que permite que você realize a contratação desse serviço com segurança e tranquilidade.

É importante antes de simular um consórcio de automóvel, verificar se a empresa se encontra de acordo com a fiscalização

Estando tudo certo para o próximo passo, entenda como funciona para simular o consórcio automóvel e de que forma você deve proceder.

O que é consórcio de automóvel?

O consórcio é uma modalidade de crédito que traz muitas facilidades e praticidade para quem busca ter o seu automóvel, especialmente se comparado a financiamentos comuns. 

Dessa maneira, o consórcio abriu portas para que milhares de brasileiros conquistem bens de valores elevados, que não teriam condições de pagar à vista.

Isso pois, o consórcio de automóveis não possui taxas de juros e você não precisa oferecer uma entrada. 

Tudo com o que você terá de arcar é a taxa de administração fixa de consórcio, que é diluída durante o tempo que durar o contrato.

Para simular um consórcio de automóvel e realizar a contratação também não é necessária a comprovação de renda. É feita apenas uma análise de cadastro na liberação de crédito e na etapa da contemplação.

O consórcio proporciona maior liberdade ao cliente, já que ao ser contemplado é possível definir o modelo e marca de carro que deseja comprar, seja ele usado ou zero. Basta estar dentro do valor, e se estiver acima, existe a possibilidade de apenas completar o valor faltante e levar o automóvel para casa.

Se estiver interessado em um veículo mais barato do que o valor total, pode usar a diferença direcionada nos gastos com a documentação ou compra de acessórios.

O consórcio aumenta também o poder de compra do cliente. Isso porque a carta de crédito equivale a uma compra à vista, ou seja, você pode negociar e conseguir descontos.

Como funciona um consórcio?

simular consórcio automóvel como funciona

O consórcio é como um financiamento realizado em grupo. Nele você e outras pessoas que também desejam comprar um veículo contribuem mensalmente para um tipo de poupança conjunta. 

Todos os meses é realizado um sorteio e uma ou mais pessoas desse grupo são premiadas para receber a carta de crédito. Dessa forma, elas são contempladas no consórcio, ou seja, recebem a carta com o valor total para efetuar a compra, independente de quantas parcelas elas tenham pago.

Se os membros desse grupo não desejarem esperar até serem contemplados por sorteio para receber a carta de crédito, é possível oferecer lances

Cada administradora tem regras diferentes para a oferta de lances. Porém, a lógica é simples: quem der o maior lance, leva a carta de crédito, como funcionaria em um leilão.

Ao realizar um consórcio e decidir o valor a ser pago, você escolhe também um tipo de veículo que deseja comprar e paga o equivalente a ele, de acordo com o preço de tabela.

Simular um consórcio de automóvel permite que você verifique quanto irá gastar por mês para poder ter a carta de crédito no valor escolhido. 

É importante que antes mesmo de simular um consórcio de automóvel é preciso definir o valor do bem que você deseja adquirir.

Qual o valor de um consórcio?

O custo da parcela de um consórcio depende do automóvel que você deseja comprar. 

O cálculo será realizado sobre 100% do valor do crédito e dividido pelo tempo que durará o plano de consórcio, ou seja, em quantos meses você irá pagar.

Se o consórcio durar 50 meses, será o valor total do crédito dividido por 50, ou seja, 2% do valor total por mês.

Qual o valor mínimo de um consórcio?

O valor mínimo de um consórcio varia de acordo com cada empresa de consórcio. No caso do Klubi, por exemplo, o valor mínimo é de R$50.000.

Por quanto tempo tenho que pagar um consórcio?

A duração de um consórcio sempre vai variar de acordo com cada administradora e o plano escolhido. Há consórcios que duram 60 meses ou menos, enquanto outros duram 5 anos. 

O que é a taxa de administração do consórcio?

A taxa de administração do consórcio é a maneira de remunerar a empresa e os funcionários que prestam e organizam esse serviço. 

É a administradora quem fica responsável por integrar o consorciado a um grupo, e por ter a certeza de que ele estará comprometido em arcar com as mensalidades e com os sorteios.

Também é a empresa que faz a entrega dos bens. Ela toma todo o cuidado necessário para que possíveis membros inadimplentes não prejudiquem o bom funcionamento do grupo, afetando outros membros.

Toda a comunicação e organização ficam sendo responsabilidade da empresa, e portanto, essa taxa de administração serve para mantê-la, assim como os seus serviços.

O que é um plano de consórcio?

O plano de consórcio é uma forma excelente de conquistar um bem, sem passar pelo processo de precisar juntar dinheiro durante anos ou entrar em um financiamento. 

O procedimento é simples e muito seguro.

Ela será guiada por uma equipe personalizada após simular um consórcio de automóvel e saber quais serão as condições que a administradora oferece. Um plano de consórcio ocorre quando a pessoa contrata esse serviço.

A administradora é responsável por todo o andamento do consórcio. Desde reunir as pessoas que estarão no grupo, até a contemplação.

No final do prazo determinado, todos os membros terão recebido o seu automóvel, e então aquele grupo é encerrado.

Como fazer uma simulação de consórcio?

simular consórcio automóvel como fazer

Se você está considerando o consórcio como a sua melhor opção, é a hora de simular consórcio de automóvel para saber qual é a sua situação para iniciar esse processo. 

Na simulação de consórcio, você precisará considerar vários detalhes para saber se vai ou não realizar a contratação do plano. 

Saiba o que precisa ser analisado para simular consórcio de automóvel:

Escolha de valores do crédito e da parcela

É preciso decidir se é mais viável simular a partir do valor total a ser obtido como crédito ou da parcela ideal por mês, de acordo com a sua realidade. 

Após adquirir a sua cota, esses valores são atualizados anualmente para manter sempre o seu poder de compra em dia.

Muita atenção à parcela

Preste muita atenção no valor da sua parcela, pois ela não será fixa durante todo o plano do consórcio. 

A atualização ocorre mediante à inflação e variações do mercado sobre o automóvel que você escolher no momento da contratação. Informe-se sobre os índices de reajuste para não ter problemas.

Avalie as suas possibilidades de forma realista

Faça uma organização financeira e considere o valor das mensalidades, o percentual da taxa administrativa e todo e qualquer aspecto que possa interferir durante o consórcio. 

Converse com os consultores e tire qualquer dúvida que você tenha sobre as suas possibilidades e tudo aquilo que poderá influenciar no seu investimento.

Como usar o simulador do consórcio automóvel

Utilizar o simulador do consórcio automóvel no Klubi é bem fácil. Basta acessar o site aqui e fornecer todos os dados solicitados para que o próprio sistema realize os cálculos e gerar uma simulação.

Vale ressaltar que uma simulação não passa do que é, e serve para que se tenha uma ideia de como será o plano consórcio. Sendo assim, em alguns casos, é necessário a conversa com um atendente para tirar suas dúvidas e contratar ou não o produto.

Por outro lado, se você pesquisou e já está pronto para a aquisição do seu plano sem precisar de um atendente, no Klubi, é possível também que você faça toda a transação 100% online.

Como é feito o cálculo?

O cálculo da parcela do plano de consórcio é composto por:

  • O que é chamado de fundo comum, que corresponde ao valor referente ao veículo, ou seja, esse é o valor da carta de crédito.
  • A taxa administrativa, que paga pelo bom funcionamento do grupo de consórcio administrado pela empresa responsável.
  • O fundo de reserva, que é a segurança garantida ao grupo para eventuais despesas, incluindo inadimplência de membros.
  • O seguro, que pode ser uma taxa opcional ou obrigatória, e da taxa de adesão, que é também opcional.

Quanto fica então o valor da parcela ao simular consórcio de automóvel? Como calcular o valor mensal?

Para saber como irá funcionar o cálculo da parcela do consórcio com as taxas de mercado, é preciso ter clareza desse processo e da própria situação. Leia sempre o contrato com atenção.

No Klubi, por exemplo, trabalhamos com uma taxa única, de forma transparente, e sem surpresas após a contratação do plano.

E é bom lembrar que taxas de seguro e de adesão são variáveis, além de opcionais.

Por que fazer uma simulação?

Através do simulador, o cliente consegue a certeza de que está realizando a contratação de um plano consórcio que cabe no seu bolso e que não terá problemas em honrar com os compromissos que está assumindo. 

Fazendo esse estudo, através da simulação, você poderá se preparar e organizar as suas finanças antes mesmo de contratar. 

É muito importante realizar a simulação antes de assinar o contrato.

Simular consórcio de automóvel torna mais prático planejar o seu orçamento para que você possa dar o primeiro passo rumo a adquirir o seu automóvel. Isso evita riscos de inadimplência e interrupção do processo. 

Um grupo de consórcio depende de todos os seus membros para ser bem sucedido.

Um simulador de consórcio também indica as melhores condições para você, com a praticidade de você visualizar esse cenário sem nem precisar sair de casa, já que o processo é todo online. 

Basta informar os seus dados e a sua intenção para alcançar o resultado.

O simulador de consórcio é uma ferramenta que também serve para o cliente, que está contratando o produto, possa ver se a empresa é idônea e transparente. Dessa forma, a transação acontece de forma segura e confiável, com o serviço de uma empresa que possui credibilidade no mercado. 

A transparência é necessária para que todos os consorciados estejam esclarecidos sobre a quantia que será paga e não se sintam enganados posteriormente.

Qual o melhor consórcio de veículos do Brasil?

consórcio automóvel qual o melhor

O consórcio no Klubi é muito mais do que apenas um consórcio de carros

É um serviço personalizado, desenvolvido para a satisfação do cliente, que visa abrir portas para o seu grande sonho ou necessidade.

No momento de escolher onde simular consórcio de automóvel, a empresa escolhida fará toda a diferença para que esse processo aconteça da melhor forma possível para você e para as suas necessidades. 

Tire todas as suas dúvidas com os atendentes, eles estão prontos para oferecer a segurança que você busca para a contratação do serviço.

Simule um crédito com o Klubi e encontre um  consórcio 100% online, do conforto da sua casa e em poucos minutos, sem pegadinha e com toda a segurança do Banco Central.

Conclusão

O consórcio de carros, em resumo, é uma modalidade de crédito coletivo onde pessoas se juntam para adquirirem um automóvel de forma mais econômica e planejada.

É diferente de um financiamento, onde você basicamente pega dinheiro emprestado e depois precisa repor pagando juros.

Com o consórcio, você tem uma carta de crédito que te possibilita comprar o veículo à vista.

Sendo assim, é possível desfrutar de uma série de vantagens por causa disso. Além de ter a opção de ser contemplado em um sorteio e receber o seu carro antes, mesmo tendo pago poucas parcelas. 

Nessa situação, você continuará pagando mensalmente após a contemplação, já usufruindo do seu automóvel.

Simular consórcio de automóvel é o primeiro passo para você entender como o plano consórcio funciona e definir se esse tipo de negócio vale a pena para você ou não. 

Faça uma simulação e descubra se é viável contratar um plano consórcio e dê um passo em direção ao seu novo automóvel ainda hoje.