O consórcio é uma das modalidades de compra mais seguras que existem. Apesar disso, assim como qualquer outra prática que envolve dinheiro, pessoas podem tirar proveito para aplicar golpes e fraudes se passando por administradoras de consórcios

Por isso, você pode estar se perguntando: quais são os tipos de golpes que acontecem em consórcios? Ou ainda, como saber se um consórcio é confiável?

Se você está procurando as respostas para essas perguntas, está no artigo certo. Aqui vamos falar como funcionam as fraudes nessa modalidade de compra e trazer 4 dicas para encontrar um consórcio de confiança. Acompanhe o conteúdo e boa leitura!

Quer saber quais são os segredos do consórcio? Leia nosso artigo e descubra!

Como funcionam os golpes e fraudes em consórcios?

Entre as formas mais comuns de se aplicar golpes em consórcios, estão:

  • a venda da carta contemplada com promessa de quitação;
  • a promessa de contemplação e;
  • a farsa da autorização do consórcio.

Venda de carta contemplada com promessa de quitação

A venda da carta contemplada é uma operação autorizada, porém, que não pode ser feita de qualquer forma.

Cartas de crédito contempladas podem ser oferecidas por meio de anúncio em redes sociais ou veículos de comunicação, por exemplo, e até mesmo através de terceiros.

No golpe, a vítima é convencida de que vai entrar em um consórcio que já foi sorteado e terá o prêmio em mãos, ao pagar uma comissão. Ela recebe documentos que, em tese, comprovam o sorteio e, em seguida, faz o pagamento.

Essa forma de aquisição trata-se de um golpe, pois a venda de um consórcio contemplado só pode ser feita se um participante do grupo tiver uma carta de crédito e desejar sair.

A administradora deve autorizar a operação e comprovar a contemplação. Ao mesmo tempo que, ela ainda pode incluir custos adicionais de transferência.

Promessa de contemplação sem pagar

Outro golpe que pode ser feito é o “vendedor” dizer que não é preciso mais pagar nada após a contemplação. Isso acontece pois o consorciado pode ser contemplado antes de pagar todas as parcelas, através do sorteio.

No entanto, ao ser contemplado no consórcio, você não está isento do pagamento das parcelas. A dívida do consórcio não é quitada após a contemplação. Sendo assim, anúncios de consórcio que fazem esse promessa são um golpe para atrair pessoas.

Desse modo, a melhor forma de evitar esse tipo de fraude é optar por comprar cotas diretamente com as administradoras.

Consórcio por instituições não autorizadas

As administradoras devem atender todos os requisitos e serem aprovadas pelo Bacen para poderem operar. Sendo assim, o último tipo de fraude são empresas de consórcio que vendem planos de consórcio e não são regulamentadas pelo Banco Central.

Nesse caso, os golpistas criam empresas de fachada para vender cotas e, depois de um tempo, somem com o dinheiro dos “consorciados”. Afinal, elas não têm interesse de realmente montar um consórcio.

O Bacen deve autorizar a administradora para que ela possa operar um consórcio. E, sem dúvida, esse deve ser um ponto primordial na sua pesquisa e escolha.

4 dicas para escolher um consórcio confiável

dicas para escolher consórcio confiável

Sendo assim, agora que te falamos sobre os principais golpes, é importante buscar entender como saber se um consórcio é confiável. Dessa forma, vamos trazer um passo a passo para você escolher uma empresa da forma mais segura possível!

1. Verifique autorização no site do Banco Central

A primeira coisa que você deve fazer antes de simular um consórcio em uma empresa é ter a certeza de que ela é autorizada no Banco Central, pois só assim ela está apta a funcionar.

Fazer isso é bastante simples. Você precisa apenas acessar o site do Banco Central e ir na opção “consórcio e administradoras”. A sequência para isso é:

  • Home > Estabilidade Financeira > Sistema Financeiro Nacional > Organização > Encontre uma instituição.

 Lá, você deve procurar pela empresa que você pretende contratar e ver se ela faz parte da lista das empresas autorizadas pelo BC.

Outra dica é conferir se a empresa é associada à ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio).

2. Leia o contrato com atenção

O segundo ponto de atenção diz respeito ao contrato da administradora que você está pensando em fechar um plano. Antes de assinar qualquer acordo, primeiramente é importante ler todos os termos com muita atenção.

Toda empresa de consórcio tem um regulamento, de tal forma que ele deve estar disponível para você ler. Geralmente você encontra no site da organização, de forma simples.

Na hora da venda, leia o contrato com atenção. Ou seja, confira as regras de contemplação, taxas de administração, e o funcionamento do sorteio ou do lance. Isso, pois tudo precisa estar claro nesse documento.

3. Confira a reputação no Reclame Aqui

Além disso, busque informações da empresa, como sua saúde financeira. A reputação da instituição também é muito importante.

A melhor forma de fazer isso é pesquisando o índice de reclamação da empresa, que pode ser feito de forma online. O site mais usado para esse fim é o Reclame Aqui.

A depender do número de reclamações e da gravidade delas, você terá como saber se esse consórcio é confiável e se vale a pena optar por outra empresa.

4. Entenda a transparência e facilidade de comunicação

Por fim, é importante também observar o quão simples e transparente é a comunicação da empresa que você está pensando contratar. 

O canal de acesso a informações sobre o consórcio junto a administradora é prático? A empresa disponibiliza vários meios de contato? Ela responde rápido?

Quanto mais fácil esses processos forem, melhor será para você, principalmente enfrentando algum tipo de problema durante o plano. Por isso, antes de contratar, tenha certeza que a empresa é eficiente, honesta e tem uma boa comunicação.

Klubi: transparência e segurança para o seu carro novo

consórcio transparente confiável

O Klubi é uma opção de consórcio seguro para quem quer adquirir um carro novo com mensalidades que cabem no bolso.

O Klubi é um consórcio digital, autorizado pelo Banco Central, e tudo é feito de forma online. Desde a simulação até a contratação de um plano, você não precisa sair de casa. 

Todas as informações estão disponíveis em nosso site ou você pode falar conosco pelos nossos vários canais de comunicação!

Conclusão

A melhor forma de evitar cair em golpes em consórcios é conhecendo os tipos de fraudes. Por isso, a gente te mostrou os 3 principais tipos de ciladas: venda de cartas que não existem, promessa de contemplação e empresas não autorizadas.

Por fim, as dicas são buscar informações sobre a administradora e sua regulação no Banco Central, pesquisar sua reputação e ler todo o contrato.

Conheça o Klubi: Consórcio Auto 100% Digital, Seguro e Transparente!