O momento mais esperado quando se faz um plano no consórcio, com toda a certeza, é a hora da contemplação, afinal, ela deixa o consorciado muito mais perto de poder usar a carta de crédito para comprar o bem ou serviço da categoria desejada.

No entanto, você sabe quais são as formas de ser contemplado em um consórcio e, principalmente, como fazer isso de forma mais rápida? Essa pode ser uma dúvida sua e de muitas outras pessoas.

Por isso, pensando nesse tema, criamos um conteúdo para explicar como é o processo e de qual forma você pode ser contemplado mais rápido no consórcio.  Para saber mais sobre isso, continue lendo nosso texto e boa leitura!

É possível fazer um consórcio com o nome sujo? Leia nosso artigo e descubra!

Como funciona a contemplação nos consórcios?

Antes de dar dicas sobre o processo de acelerar sua contemplação, é importante explicar quais são as formas que essa modalidade de compra permite receber a carta de crédito em mãos. São elas:

  • Sorteio;
  • Lance;
  • Final do plano.

A seguir, vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

Sorteio

O sorteio é a forma mais conhecida e também mais comum de ser contemplado pelo consórcio, por isso, é a primeira coisa que as pessoas pensam quando falamos desse tipo de compra.

A ideia é que todos os participantes tenham a mesma oportunidade de vencer, portanto, o que vai definir será a sorte. No entanto, para participar do sorteio, é preciso que o pagamento das mensalidades esteja em dia. 

Todos os meses são feitas assembleias nas quais um dos membros é sorteado e terá direito a receber o crédito  . Como a chance é a mesma para todos, a possibilidade de ser sorteado no primeiro mês é a mesma de ser sorteado anos depois. Não há garantias, não caia em falsas promessas

Lances

Muitas pessoas acreditam que a única forma de ter acesso ao prêmio é por sorteio, no entanto, os lances também são uma possibilidade para os membros serem contemplados. 

O lance nada mais é do que um valor que você vai oferecer da quantia total a pagar. Quem oferece o maior valor, leva. Ele funciona como uma maneira de adiantar a contemplação quando se está com pressa para receber o prêmio. 

Contudo, esse lance pode acontecer de diferentes formas, podendo ser fixo, livre ou embutido. Em todos os casos, só precisa pagar o valor quem ganha o lance. A seguir, vamos explicar a diferença entre cada um deles.

Lance fixo

O lance fixo, como o nome sugere, é aquele lance no qual o valor é predeterminado pela administradora, correspondendo sempre a um percentual  do valor da carta de crédito. 

Ou seja, nesse caso, os membros não podem escolher qual valor querem ofertar.

Dessa forma, todas as pessoas irão oferecer a mesma quantia para pagar e levar o lance. A definição de quem ganha vai partir de um critério determinado pela administradora, que pode ser, inclusive, o sorteio.

Lance livre

O lance livre, por outro lado, é aquele em que quem escolhe o valor é o próprio consorciado. O valor costuma ser uma porcentagem mínima – em alguns casos, precisa ser pelo menos 10% do valor total – estabelecida pela empresa. 

Para isso,  o cotista deve avisar à administradora, antes da assembleia, que pretende fazer uma oferta. Em situações de empate entre os maiores valores, a empresa usa algum critério para definir o vencedor de acordo que pode ser, novamente, o sorteio.

Lance embutido 

O último tipo de lance é o lance embutido, sendo mais frequente nos casos de consórcios imobiliários. Da mesma forma que o lance fixo, a administradora fixa uma porcentagem do valor da carta de crédito como lance. 

A diferença é que nesse caso, o consorciado vai usar o próprio valor da carta como lance. Dessa forma, quando receber o prêmio, ele será reduzido do valor que lançou. Por isso, essa costuma ser uma forma de optar pelo lance quando não se tem o dinheiro.

Final das parcelas

A última forma de ser contemplado em um consórcio é quanto terminam todas as mensalidades, ou seja, ao fim do plano. Todos os participantes que não foram contemplados por sorteio ou lances receberão o valor neste momento.

5 dicas e estratégias para agilizar a contemplação no consórcio

como acelerar contemplação consórcio

Agora que você já sabe como ser contemplado no consórcio, a gente vai te dar algumas dicas para que você consiga fazer isso mais rápido. Muitas pessoas se incomodam com o tempo de espera, porém, é possível reduzi-lo.

1. Evite épocas de maior concorrência nos lances

A primeira dica é evitar fazer lances – que são formas de adiantar a contemplação – quando muitas pessoas estão fazendo, pois as chances de você conseguir levá-lo ficam mais baixas. 

Você deve, portanto, analisar a melhor época para dar lances. Os meses menos indicados para isso são novembro e dezembro,pois costumam ter médias mais altas, em função do pagamento de 13º salário. 

2. Analise o perfil dos participantes do grupo

Além de saber o momento ideal, é importante conhecer bem o grupo que você está competindo pelo lance.  Portanto, você deve estudar o comportamento dos participantes, principalmente daqueles que já foram contemplados.

Caso você compre uma cota que já começou antes e deseja fazer lances, é ainda mais necessário entender o histórico daquele grupo.

3. Mantenha seu planejamento financeiro em dia

Outra dica importante diz respeito ao planejamento financeiro. Se você faz parte de um consórcio, é fundamental pagar as mensalidades em dia. . Só com isso você poderá participar de sorteios e de lances.

Além disso, é preciso estar organizado financeiramente para fazer um lance. A oferta precisa ser viável diante das suas possibilidades e não comprometer seu orçamento mensal, considerando o pagamento das mensalidades restantes. 

4. Estude os valores de lances contemplados

A melhor forma de fazer um bom lance é estudando os valores de lances anteriores que permitiram a contemplação. Por isso, é essencial buscar informações como:

  • Quais foram os lances vencedores;
  • Qual a média de valores ofertados;
  • Quantas foram as contemplações mensais.

Caso os lances contemplados estejam dentro de seu alcance financeiro, o ideal é fazer propostas ainda mais ousadas mas, claro, sem deixar de considerar sua realidade.

5. Considere fazer um lance embutido

A última dica que a gente dá é no caso de você não ter o dinheiro para adiantar as parcelas e precisar muito do bem ou serviço do consórcio. 

Como falamos, o lance embutido é uma forma de ser contemplado quando não se tem o dinheiro, porém, o valor do prêmio também será  reduzido. O importante é encontrar um equilíbrio entre o que você deseja comprar e o que é viável financeiramente. 

Como é a liberação e pagamento do crédito após contemplação?

liberação crédito contemplação consórcio

Depois que você é contemplado, para receber a carta, é preciso passar por uma liberação de crédito que, na maioria dos casos, costuma ser simples. 

Para isso, você vai precisar entregar documentos que comprovem a sua renda e sua capacidade de continuar pagando as parcelas que faltam – caso seja essa a situação. 

Além disso, é importante também entregar os documentos do bem ou serviço que você planeja comprar com a carta.

Cada empresa tem um tempo diferente para processar esses dados mas, em média, dura uma semana. Depois disso , você já estará livre para utilizar o crédito.

Conclusão

Algumas pessoas pensam que, através do consórcio, a conquista do bem demora muito, mas os lances são uma excelente forma de provar que a contemplação não precisa ser apenas no fim do contrato. Basta se planejar financeiramente. 

Além das dicas para ser contemplado mais rapidamente, a gente também te mostrou que a liberação do crédito é uma etapa simples. 

Por isso, se você quer investir nessa modalidade de compra e pensa em comprar um carro, está na hora de conhecer o Klubi, um consórcio 100% digital, transparente e seguro, que oferece as menores mensalidades do mercado. Faça sua simulação!