É comum escutar que carro zero é a melhor marca de carro. E isso não é à toa. Há diversas vantagens em optar por comprar um carro sem quilometragem, seja em relação a manutenção, confiança ou garantias.

No entanto, há quem ache que é impossível conseguir adquirir um carro novo, porém, não é. O que é preciso, todavia, é saber como fazer isso. Por isso, reunimos neste artigo diversas dicas para comprar um carro zero.

Além de te ajudar na hora da escolha, iremos falar também sobre as vantagens de comprar um carro zero e, ainda, mostrar que o consórcio de automóveis pode ser uma excelente opção para isso. Boa leitura!

Simule crédito com o Klubi

As vantagens de ter um carro zero

Em primeiro lugar, se você não está convencido das vantagens de um carro zero, antes de trazermos algumas dicas na hora de escolher o seu carro, vamos apresentar todos os benefícios de fazer essa escolha.

Mais segurança e menos manutenção

Sem dúvidas, é bastante seguro e confiável comprar um carro zero. Dessa forma, você reduz o estresse de precisar consertar o carro que já está com falhas, como pode acontecer quando se compra um carro usado.

Há menos chances do carro sofrer uma pane ou de ter um componente danificado por desgaste natural rapidamente, por exemplo.

Além disso, um carro com motor novo, com certeza, vai ter menor necessidade de gastar com manutenção, visto que ele vai começar a ser usado, pela primeira vez, com você.

Com isso, você pode seguir o ritmo de checagens que a própria empresa sugere para o seu veículo.

Maior garantia da procedência

Outro ponto muito importante quando o assunto é comprar um carro zero é que você tem como saber exatamente de onde ele está vindo e quem teve contato com ele. 

O veículo, no geral, só teve contato com os funcionários da montadora e da concessionária, o que faz com que ele esteja sob diversas certificações e garantias. 

Como ele não teve donos anteriores, não tem chance de apresentar problemas provocados, até mesmo, pela maneira de dirigir que cada pessoa tem.

Maior garantia de cobertura de fábrica

Quando você compra um carro seminovo, é provável que ele já esteja no fim ou fora da garantia de fábrica. No entanto, é muito importante ter essa cobertura.

Ao comprar um carro novo, nos primeiros anos, caso você seja vítima de um defeito da montadora ou se um componente sofrer um desgaste anormal para o período, você pode contar com os serviços credenciados da concessionária.

Dessa forma, tanto a manutenção quanto a substituição das peças serão custeadas pela empresa e seu carro poderá voltar a funcionar normalmente sem nenhum gasto adicional para você.

Mais vantajoso para o seguro

Além da idade e do perfil do motorista e os locais que ele costuma percorrer, um dos fatores que mais influencia diretamente no valor e na extensão da cobertura de um seguro contratado é o ano e o modelo do carro.

Embora o carro tenha maior valor de mercado, o que pode elevar o preço – visto que as seguradoras podem precisar cobrir o montante total quando houver algum problema com o veículo -, um carro novo tem bem menos chances de apresentar defeitos.

Dessa forma, os custos com a manutenção são muito menores, além de que as peças de carro mais novas são mais fáceis de serem encontradas. Tudo isso influencia no preço. Por isso, carros mais velhos podem fazer com que o seguro fique mais caro.

Maior sustentabilidade e tecnologia

carro novo mais sustentável

Carros mais novos também representam avanços tecnológicos e mais sustentabilidade ao mesmo tempo.

Isso porque com as novas tecnologias empregadas nos motores dos automóveis, modelos mais recentes entregam mais potência e torque sem deixar de emitir menos poluição.

Cada vez mais vemos recursos inovadores lançado em novos modelos. Os carros elétricos, por exemplo, representam inovação e mais responsabilidade com o meio ambiente, visto que tem um baixo índice de consumo de combustível e uma baixa emissão de poluentes.

Além disso, propulsores com menor quilometragem são sempre mais limpos. Com o tempo, desajustes das partes móveis, as folgas de válvulas e a corrosão de partes, por exemplo, representam desgastes que causam mais danos ao meio ambiente a longo prazo.

Mais facilidade para a revenda

Entre as dicas para comprar carros zero, também podemos pensar a longo prazo. Se você pensa em vender seu carro depois de um tempo, com certeza, é melhor também quando se tem um carro novo. 

Embora um carro usado já leva vantagem por custar menos, quanto menos quilômetros ele tiver, mais interessante será para o comprador.

Dessa forma, vender um carro comprado na concessionária será interessante pois você terá o diferencial de ser o único dono. Isso vai garantir mais confiança para quem deseja comprar.  

Menor burocracia

Comprar um carro usado também pode ser mais burocrático que comprar um carro novo. Um exemplo disso é a necessidade de transferir a documentação e fazer a vistoria.

Quando você compra um carro novo não há nenhum estresse com antecedentes que poderiam travar o licenciamento do veículo, afinal, você será o primeiro dono. Caso tenha ainda alguma pequena burocracia, isso vai ficar a cargo da concessionária e não para você. 

Mais chance de personalização

É comum que você queira fazer alguns ajustes e mudanças em um carro para deixar exatamente como você deseja. Com um carro novo, é possível. Já em um carro usado, como ele já saiu de fábrica e já tem dono, não há como modificar mais nada.

Caso você queira colocar direção hidráulica, som automotivo ou pintura especial, por exemplo, o melhor caminho é fazer isso na concessionária.

Dessa forma, você não vai precisar abrir mão de uma preferência para depois ter que gastar mais para conseguir equipar seu automóvel.

Maior eficiência no gasto de combustível

É comum que carros novos apresentem as melhores tecnologias, como já falamos. Isso também pode se refletir no consumo de combustível. 

Sendo assim, as novas tecnologias também garantem uma eficiência energética maior em relação a modelos usados e mais antigos. É comum que carros 1.0 sejam mais econômicos, porém, menos potentes.

Cada vez mais é possível, no entanto, aliar essas duas coisas. Com isso, você não vai precisar abrir mão de nenhum deles.

Carro usado ou zero: qual o ideal?

Como você pode ver, optar por um carro zero pode apresentar mais vantagens que um carro usado. Por isso, o carro zero é uma opção muito mais vantajosa.

Cada novo modelo traz soluções para problemas existentes nas versões anteriores e investir em atualizações pode ser um excelente custo benefício para se ter mais garantia, segurança e longevidade com o carro.

Antes da compra

Como você viu que optar por um carro zero é a melhor solução, agora, vamos trazer algumas dicas para esse momento. Vamos começar com o momento anterior à compra.

Qual o melhor período para comprar carros zero?

Uma das dicas para comprar carro zero é em relação ao melhor período para comprá-los. Dois pontos são importantes: final do ano e final do mês.

Comprar no final do ano

A época mais interessante para comprar um carro novo é no final do ano, sobretudo entre os meses de setembro e dezembro.

Isso acontece pois se trata do momento em que as montadoras desejam acabar com o estoque de modelos do ano vigente, visto que os veículos do ano seguinte estão perto de chegar na concessionária e serão o novo destaque.

Durante esses meses, é comum que os descontos sejam maiores, principalmente para compras à vista, variando de 8% a até 15%, por exemplo. 

Comprar no final do mês

Outro ponto interessante é comprar um carro novo no final do mês. Isso é relevante pois os vendedores de automóveis monitoram suas vendas por mês.

Logo, esses funcionários vão tentar vender mais desesperadamente, com o objetivo de atingir as metas daquele mês.

Dessa forma, essa é uma situação em que você como um comprador pode tirar vantagem e aproveitar para conseguir descontos.

Escolha o carro

Além de saber qual é o melhor período para comprar um carro, é essencial que você tenha em mente qual é o carro que você quer.  Por isso, você precisa definir qual tipo de veículo deseja adquirir.

Para escolher a melhor opção, é fundamental avaliar até qual valor será possível dentro do seu orçamento. Procure não gastar mais que um terço da renda para, assim, evitar dívidas.

Quanto mais detalhado for o carro que você quer, melhor será para você conseguir barganhar. Por isso, escolher o carro envolve optar por uma marca, um modelo, uma potência de motor e todos os acessórios que você deseja ter no seu veículo.

Pesquise bem os preços

Se você quiser garantir o melhor custo benefício possível, a melhor forma de fazer isso é pesquisando bem os preços e comparando as ofertas entre as mais diversas concessionárias.

O primeiro passo é observar os portfólios das montadoras, que oferecem modelos voltados para todo o tipo de perfil consumidor. O ideal é fazer uma checklist de itens que você quer avaliar nas opções de veículo. No entanto, nunca deixe de ir pessoalmente às lojas.

Na hora de comprar

Agora que você já sabe exatamente o carro que quer e está mais perto de comprá-lo, vamos trazer outras dicas importantes para tomar a decisão final. 

Faça o test drive

teste drive carro novo

Como falamos, é muito importante que você vá pessoalmente nas concessionárias para conhecer o carro de perto.

 Além disso, é muito importante fazer um test drive, pois ele será fundamental para que você possa ter certeza que gostou do carro que você vai adquirir. 

Embora seja uma ferramenta muito útil para o consumidor, visto que permite conhecer melhor o automóvel desejado, ele também serve para aumentar o poder de convencimento do vendedor, por isso, não deixe de ter em mente seus objetivos.

Negocie condições e descontos

Tenha calma na hora de fechar a compra. É comum que os vendedores, principalmente em fim de mês, como falamos, tenham metas de venda e ofereçam descontos agressivos para conseguir vender o carro.

Logo, você deve usar isso a seu favor.  Muitos vendedores vão tentar fazer com que você compre o carro no mesmo dia. No entanto, você não precisa se desesperar: essa não é a última chance de comprar um carro zero.

O que você precisa fazer é aproveitar para negociar descontos ou pedir brindes especiais, visto que o vendedor está mais propício a fazer acordos. 

Uma dica é em relação a comprar um carro no segundo semestre. Você não deve aceitar que a concessionária se negue a pagar as taxas de IPVA, DPVAT e licenciamento, pois nesse período do ano, elas estarão bem mais caras.

Financiamento ou consórcio, o que vale mais a pena?

carro novo consórcio

Quando falamos em formas de comprar um carro zero, há duas modalidades muito comuns que as pessoas recorrem para realizar esse sonho: o financiamento e o consórcio. No entanto, o consórcio pode ser bem mais vantajoso. 

Entre os principais pontos de comparação que podemos observar estão as taxas de juros, a possibilidade de comprar à vista e a menor burocracia. 

Taxa de juros

Diferentemente do financiamento, o consórcio não oferece taxa de juros. Há outras taxas, como a da administradora do consórcio e o fundo de reserva.

No entanto, elas possuem um valor muito melhor que os juros do financiamento e ainda podem ser diluídas durante as prestações.

Compra à vista

A segunda vantagem do consórcio em relação ao financiamento é a possibilidade de comprar um carro à vista quando se é contemplado com a carta de crédito.

Nesse caso, o valor total do carro pode ser ainda menor que o previsto, visto que é mais fácil conseguir descontos quando se paga dessa forma. 

Menos burocracia

Um  consórcio de carros envolve pouquíssima burocracia devido ao oferecimento de poucos requisitos bancários e administrativos. 

Além disso, após a apresentação da carta de crédito na concessionária, fica a cargo da administradora do consórcio o processo de documentação e legalização do carro.

Conclusão

Como você pode ver neste artigo, é muito mais vantajoso comprar um carro zero do que um carro usado. No entanto, para fazer isso da melhor forma, apresentamos algumas dicas para comprá-lo, como o melhor período para a compra.

A melhor forma de comprar um carro zero, ainda, sem dúvidas, é por meio do consórcio. Com ele, você pode comprar à vista e garantir descontos sem quase nenhuma burocracia!

Simule crédito com o Klubi