O Brasil tem uma das maiores taxas tributárias do mundo. E quando se trata de impostos sobre carros, este valor se torna ainda mais complexo.

Isso porque existe uma tributação em cascata, ou seja, nos diferentes estágios de produção o bem é tributado várias e várias vezes, ocasionando o que chamamos de tributo sobre tributo.

Essa prática não é comum em outros países, o que acaba dificultando a vida do consumidor brasileiro.

Conheça mais sobre os impostos sobre carros aqui no Brasil, quais são eles e como eles afetam a compra de um veículo.

Quais são os impostos sobre carros no Brasil?

Fizemos uma lista com os principais impostos sobre carros no Brasil, tanto os que incidem no valor da compra quanto após a adquirir o veículo.

Confira!

Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)

O ICMS é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Ele é cobrado em, basicamente, tudo que está disponível para compra e venda. Inclusive, na prestação de serviços de transporte e comunicação.

No caso dos veículos, o ICMS é um dos impostos mais caros. Ele é de competência dos estados e do Distrito Federal, por isso, as taxas variam de estado para estado.

Para calcular o ICMS que vai incidir sobre o carro, a conta é a seguinte:

  • preço do produto x alíquota praticada no estado = valor do ICMS

O imposto já vem embutido no valor do carro e sempre que você fizer a compra, seja de carros zero ou usados, vai pagar por ele, ainda que no segundo caso o valor seja bem mais baixo.

Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)

imposto sobre carros usados

O IPI é um imposto sobre carros e quaisquer produtos que passam por industrialização, sejam eles nacionais ou importados.

A responsabilidade de pagar o IPI é das indústrias, mas é claro que esse valor é contabilizado no produto e afeta também o consumidor final.

Tanto é que quando o governo quer incentivar um movimento na economia em determinado setor, ele pode reduzir o IPI e aí as indústrias consequentemente, abaixam o valor do produto final.

Em veículos 1.0 o imposto é de 7%, de a 1.0 a 2.0 o valor é de 13% do IPI, chegando a 30% em veículos importados.

Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

O COFIN é um imposto federal, usado para financiar a seguridade social (previdência, saúde e assistência social dos trabalhadores.

Ele é cobrado com base na receita bruta das empresas e possui alíquota de 7,6% sobre o preço final do veículo.

Pode não parecer muito, mas em um carro de R$ 50 mil, por exemplo, esse imposto equivale a R$ 3.800.

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Programa de Integração Social (PIS)

O PIS é o imposto sobre carros que possui a menor alíquota de todas, com 1,65%.

O imposto é um abono salarial que tem o objetivo de ajudar profissionais de baixa renda. 

Para isso, as empresas privadas fazem a contribuição que é guardada em um fundo, o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Esse dinheiro é usado para pagar as cotas do PIS, entre outras coisas como o seguro desemprego e o FGTS.

IPVA e licenciamento

Diferente dos impostos sobre carros que citamos até aqui, estes são cobrados anualmente e são de responsabilidade do proprietário do veículo.

Talvez sejam alguns dos mais conhecidos, justamente porque não estão embutidos no valor do veículo e o proprietário deve se preocupar com eles todos os anos.

 O IPVA é um tributo pago à Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e é usado para custear despesas públicas dos governos estaduais e municipais.

Já o Licenciamento é um documento de responsabilidade do Detran, que deve ser pago por todos os proprietários de veículos.

Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT)

O DPVAT é um seguro obrigatório para amparar pessoas que sofrem acidentes devido ao trânsito.

Ele cobre despesas de assistência médica e indenização em casos de morte e invalidez.

Entretanto, no ano de 2022, o pagamento do DPVAT está isento para todos os proprietários de veículos, graças a uma medida aprovada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) a pedido da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Qual é o impacto dos impostos sobre carros?

imposto sobre carros novos

No Brasil, os impostos sobre carros podem ter de 31% a 79% de impostos embutidos no seu preço. Muita coisa, né?

É claro que o valor varia muito a depender do modelo do carro e, principalmente, se ele é importado ou não. Carros importados têm uma tributação ainda maior no país.

De acordo com uma pesquisa feita pelo iCarros, confira como fica a cobrança de impostos em alguns modelos, contabilizando IPI, ICMS, PIS e Cofins:

  • VW Gol 1.0 2P – R$ 27.800 – valor em impostos R$ 9.399,18;
  • Hyundai HB20 1.0 Comfort – R$ 33.295 – valor em impostos R$ 11.277,01;
  • Renault Sandero 1.6 Privilége AT – R$ 45.140 – valor em impostos R$ 17.469,18.

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Como está o imposto sobre carros no momento?

No último dia 14 de abril, um decreto foi publicado ampliando a redução do IPI de 25% para 35%.

E entre os produtos afetados estão os impostos sobre carros, com redução de 18,5% no valor do IPI.

De acordo com o governo, a nova redução do IPI terá um impacto de R$ 15,2 bilhões em 2022, R$ 27,3 bilhões em 2023; e R$ 29,3 bilhões em 2024.

Apesar de encarecer o produto final, comprar um carro no país não é impossível, basta escolher a modalidade de pagamento certa para a ocasião, o que vai tornar a compra facilitada.

Se você está pensando em comprar um carro, esse pode ser o momento certo! Por isso, vale a pena conhecer os melhores métodos de compra, como o consórcio da Klubi.

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Conclusão

Como podemos ver, os impostos sobre carros no Brasil não são valores muito convidativos. Entretanto, é possível se programar e escolher uma modalidade de pagamento que se adapte ao seu bolso.

Com o consórcio é assim! Com ele é possível se livrar das altas taxas de juros do mercado e não é necessário dar nenhum valor de entrada.

Se quiser saber mais sobre o assunto, confira também: Como funciona um consórcio de carros?