Investir é uma excelente maneira de aumentar o patrimônio, no entanto, para quem tem um perfil mais conservador, um dos principais critérios para fazer isso é com a garantia de que se trata de uma escolha segura.

Se esse é o seu caso, é provável que você esteja procurando os melhores investimentos seguros para aplicar seu dinheiro. Entre eles, podemos citar o Tesouro Selic, o LCI e LCA e até mesmo o consórcio.

Para entender melhor sobre as opções que você tem, separamos um texto só para falar sobre elas. A seguir, descubra os 7 melhores tipos de investimentos seguros no mercado. Boa leitura!

Está na dúvida entre poupança ou consórcio? Leia nosso artigo e descubra!

7 formas seguras e confiáveis para investir seu dinheiro

Elencamos 6 formas seguras e confiáveis de investir o seu dinheiro e, entre elas, estão:

  • Tesouro Selic;
  • Crédito de Depósito Bancário (CDB);
  • Recibo de Depósito Bancário (RDB);
  • Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio (LCI e LCA);
  • Letras de Câmbio (LC);
  • Letras de Hipotecárias (LH);
  • Consórcios.

A seguir, vamos falar um pouco sobre as características de cada tipo e como funciona a opção na prática.

1. Tesouro Selic

O Tesouro Selic é considerado uma das opções mais seguras do País, sendo um tipo de investimento livre de risco. De forma prática, ela funciona como se você tivesse feito um empréstimo para o Governo Federal.

Para isso, você, como investidor, vai comprar um título da dívida pública no Tesouro Direto. Esse dinheiro será usado pelo Governo para realizar obras de infraestrutura, por exemplo.

Ao financiar as dívidas, em contrapartida, você vai receber todo o dinheiro emprestado de volta, de acordo com uma data definida no momento da compra. 

A diferença é que o valor devolvido terá correção, ou seja, terá o acréscimo de um percentual de juros, fazendo com que essa aplicação financeira seja rentável.

Trata-se de uma opção de investimento a longo prazo, pois o tempo para resgatar o dinheiro pode levar décadas. No entanto, é uma opção extremamente segura pelo fato do Governo Federal ser o destinatário do valor investido.

2. Crédito de Depósito Bancário (CDB)

investimento seguros cdb

A segunda opção de investimento seguro é o Crédito de Depósito Bancário, conhecido pela sigla CDB. Ele tem um fator de risco bem baixo, sendo uma aplicação financeira de baixa complexidade e, ainda, conta com a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Na prática, adquirir um CDB significa que o investidor está emprestando dinheiro ao banco, e essa instituição vai usar esse valor como crédito para emprestar a pessoas que precisem desse serviço.

Da mesma forma como acontece no Tesouro Direto, quem investe vai receber de volta o valor emprestado em uma data definida. O dinheiro, por sua vez, será corrigido e vai contar com o acréscimo de uma taxa de juros.

Um ponto importante sobre o CDB é que essa aplicação é tributada pelo Imposto de Renda, ou seja, o investidor paga uma porcentagem, a partir de uma tabela regressiva, em que as alíquotas diminuem conforme o tempo que a aplicação dura.

3. Recibo de Depósito Bancário (RDB)

Seguindo com as opções da renda fixa, o RDB, sigla para Recibo de Depósito Bancário, também é uma opção de investimento bastante segura.

Os RBs se caracterizam como títulos privados emitidos por empresas como bancos comerciais e de investimentos e cooperativas de crédito, bem como sociedades de financiamento e sociedades de crédito.

Da mesma forma que as aplicações anteriores, o investidor empresta o dinheiro para a instituição financeira e recebe depois esse dinheiro com juros. As aplicações do RDB também são protegidas pelo FGC.

A grande diferença em relação ao CDB é que, no RBD, o dinheiro aplicado não pode ser resgatado antes do prazo final. Isso significa dizer que o valor investido só pode ser recuperado após o vencimento do título, ou seja, ele não tem liquidez. 

4. Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio (LCI e LCA)

Os famosos LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) também são famosas opções de investimento rentáveis e seguras.

No caso do LCI,  ele está associado a uma carteira de empréstimos relacionados ao setor imobiliário. Já o LCA, como o nome sugere também, ele se relaciona a uma carteira de empréstimos associados ao setor do agronegócio.

 Ambos estão associados ao mercado nacional. Dessa forma, o investidor adquire uma Letra de Crédito de uma instituição financeira, a qual vai utilizar o valor para impulsionar os investimentos no setor em questão.

Assim como o CDB e o RDB, são protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos. No entanto, diferentemente de outras aplicações, ele é isento do Imposto de Renda, o que o torna mais vantajoso do ponto de vista do retorno. 

5. Letras de Câmbio (LC)

As Letras de Câmbio são igualmente seguras e rentáveis como as outras aplicações financeiras, sendo mais um investimento em renda fixa.

Quem disponibiliza essa opção são as sociedades de crédito, investimento e financiamento, mais conhecidas como instituições financeiras. O dinheiro investido na LC vai servir para garantir que a empresa garanta suas suas operações.

Dessa forma, assim como ocorre nos empréstimos, o investidor recebe o dinheiro de forma corrigida e com o acréscimo de uma taxa de juros.

Assim como o CDB, RDB, LCI e LCA, as Letras de Câmbio também são cobertas pelo Fundo Garantidor de Crédito, porém, nessa opção não há isenção da incidência do Imposto de Renda, interferindo diretamente no rendimento. 

6. Letras de Hipotecárias (LH)

Entre os investimentos seguros, também podemos citar as Letras de Hipotecárias (LH)., outro tipo de título de renda fixa bastante seguro.

Essas letras são emitidas por instituições financeiras do setor imobiliário,  podendo ser  bancos múltiplos com carteira de crédito imobiliário, companhias hipotecárias, associações de poupança e empréstimo e sociedades de crédito imobiliário.

Essas instituições, por sua vez, emprestam recursos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). A LH A tem a garantia da caução de créditos hipotecários e, ao mesmo tempo, conta com a cobertura do FGC.

O retorno para o investidor é igual aos outros, sendo um valor corrigido juntamente com os juros.  A remuneração do papel pode ser pré-fixada ou pós-fixada.

7. Consórcios

investimentos seguros consórcio

A última opção de investimento seguro é o consórcio, principalmente para quem quer usar o valor para comprar um imóvel ou um carro. 

Para que uma administradora de consórcio opere, é preciso que ela seja regularizada pelo Banco Central. Dessa forma, todas as empresas autorizadas são seguras.

Além disso, caso você não queira utilizar o valor investido para a compra do bem ou serviço, você pode pegar todo o dinheiro de volta. 

Junto a isso, há também a possibilidade de, após ser contemplado, ainda, se você não usar de imediato, o seu valor vai render até resgatá-lo.

Por que investir em consórcio ao comprar um veículo?

Se o seu objetivo com o valor investido é comprar um bem como o carro, o consórcio é a melhor opção. Entre as vantagens podemos citar:

  • Sem taxa de juros;
  • Permite compras à vista;
  • Flexibilidade de parcelamento;
  • Menos burocracia;
  • Liberdade de compra.

Além de tudo isso, ter um planejamento na compra de um veículo faz toda a diferença e o consórcio permite com que você consiga seguir com ele. 

Conclusão

Se você ainda não conhecia as principais opções de investimentos seguros, agora você está por dentro. Desde o Tesouro direto até o consórcio, há várias formas de conseguir retorno com segurança;

Para quem deseja comprar um carro, o melhor investimento, sem dúvidas, é essa modalidade de compra coletiva. Se esse é o seu caso, está na hora de conhecer o Klubi, um consórcio de automóveis 100% Digital, Seguro e Transparente!