Para poder usar o valor do prêmio em um consórcio, é preciso que o consorciado seja contemplado de alguma forma, seja por sorteio ou por lance

No entanto, é comum que as pessoas tenham dúvidas sobre o processo de quitação do consórcio e qual a relação dele com as outras etapas.

Diferente da contemplação, a quitação diz respeito ao pagamento do valor total da carta de crédito, ou seja, o consorciado não tem mais nenhuma parcela pendente com o plano. Você sabe o que fazer após quitar o consórcio?

Se você tem dúvidas sobre a quitação do consórcio e os procedimentos relacionados a esse momento, está no artigo ideal.

Ao longo do textoi vamos falar tudo sobre como antecipar as parcelas do consórcio e as vantagens de fazer a quitação adiantada. Acompanhe e boa leitura!

Foi contemplado no consórcio e não sabe o que fazer? Leia nosso artigo e descubra todos os próximos passos!

Como antecipar parcelas de um consórcio?

Antes de falar sobre o que fazer após quitar o consórcio, é importante entender como é possível quitar o consórcio de maneira antecipada. Existem três formas do consorciado fazer isso:

  • Quitação direta;
  • Quitação inversa;
  • Quitação diluída.

A seguir, vamos falar sobre como funciona cada uma delas.

Quitação direta

O primeiro tipo de antecipação é a quitação direta. Nesse caso,o consorciado deve fazer os pagamentos de acordo com uma ordem crescente de vencimentos.

Ou seja, o consorciado vai começar a pagar a partir da parcela a vencer com data mais próxima e assim por diante.

Quitação inversa

Já a quitação inversa, ao contrário da direta, diz respeito ao abatimento do saldo devedor em ordem decrescente de vencimentos. 

Isso significa que o consorciado vai começar a pagar a partir da parcela a vencer com data mais distante de maneira sucessiva.Essa maneira é interessante para pessoas que desejam pagar duas parcelas por vez. 

Dessa forma, se paga a mais próxima de vencer junto com a que está com a data mais longe de vencer. Essa associação pode fazer com que o período de pagamento caia pela metade, deixando o processo mais rápido.

Quitação diluída

Por fim, a quitação diluída diz respeito à diluição do montante total que resta em relação às parcelas. A ideia é equilibrar essa diluição para não impactar tanto no bolso do consorciado.

A diluição do saldo devedor costuma ser tão atrativa como a quitação inversa, mesmo que o tempo exigido para conclusão do consórcio seja inferior.

Tem desconto em adiantar a quitação do consórcio?

desconto antecipar parcela consórcio

Outro ponto importante sobre antecipar a quitação do consórcio é que pode ou não ter descontos nesse processo. 

No geral, eles se limitam em relação às taxas. Contudo, vai depender de cada administradora a possibilidade de oferecer descontos, por exemplo, na taxa de administração

Em relação ao valor da carta, não são oferecidos descontos em relação ao fundo comum. Isso acontece pois é preciso manter o valor para garantir que todas as contemplações dos participantes do grupo sejam viáveis. 

Dessa forma, se a administradora oferecesse descontos, isso poderia prejudicar a poupança coletiva daquele grupo.

Quando devo antecipar o pagamento do consórcio?

Antecipar o pagamento do consórcio é uma escolha completamente individual. Contudo, o melhor momento para fazer isso é quando se tem o dinheiro e não há nenhuma outra prioridade maior em vista.

Ou seja, o consorciado deve antecipar o pagamento em casos quando recebe dinheiro extra. A depender do valor, pode ser interessante quitar todo o valor em aberto.

Quitei o meu consórcio e agora?

Muitas pessoas acreditam que, para pagar todas as parcelas de um consórcio, é preciso esperar o término dele. No entanto, isso não é verdade. 

Como falamos, quitar o consórcio nada mais é do que adiantar o pagamento das parcelas em aberto do plano. Em suma: a quitação significa a possibilidade de abater o débito antes do prazo previsto em contrato.

Em casos que o consorciado já tiver sido contemplado, no entanto, ele vai encerrar sua participação no grupo.

Serei contemplado se quitar meu consórcio?

serei contemplado ao quitar consórcio

Uma dúvida comum que as pessoas podem ter em relação ao que acontece após quitar o consórcio é em relação à contemplação. A contemplação, como você deve saber, nada mais é do que o direito de poder usar o valor da carta de crédito.

Em muitos casos, é possível que o consorciado seja contemplado antes mesmo de quitar o consórcio, principalmente quando isso acontece nos primeiros sorteios.

Dessa forma, a quitação pode acontecer bem depois de ter bem em mãos. Nesses casos, a quitação é a forma de ter propriedade total do bem. 

Já na situação oposta, embora seja uma forma de adiantar as parcelas, a quitação não corresponde a uma contemplação. Ou seja, a antecipação do saldo devedor antes da contemplação não significa que o consorciado vai poder usar o prêmio 

As únicas maneiras de ser contemplado no consórcio e poder usar o prêmio continua sendo por meio do sorteio, dos lances ou do final do contrato A seguir, vamos falar sobre essas formas para você entender melhor.

Formas de ser contemplado no consórcio

Mesmo quitando todas as parcelas do seu plano, para ser contemplado será preciso que o consorciado seja sorteado, faça um lance ou espere até o final do contrato. Vamos explicar como funciona cada um desses formatos.

Sorteios

A forma mais conhecida de ser contemplado em um consórcio é por meio dos sorteios. O sorteio funciona como uma maneira de organizar a ordem do recebimento do valor total contratado. 

Os sorteios são sempre mensais e costumam acontecer durante as assembleias presenciais ou online. Todos os consorciados que estão com o pagamento em dia podem participar deles. 

Dessa forma, as chances de ganhar são as mesmas para todos que estão aptos a concorrer. O sorteio dá a chance de que o consorciado seja contemplado logo no começo do plano.

Lances

Em segundo lugar, é também possível adiantar a contemplação por meio dos lances. O lance nada mais é do que um valor que o consorciado vai adiantar para ganhar o prêmio. 

Quem oferecer o maior valor, ganha, assim como funciona em um leilão. Somente quem vence o lance vai precisar pagar o valor ofertado. 

Existem três tipos de lances que o consórcio oferece:

A seguir, vamos explicar como cada um funciona.

Lance livre

O primeiro tipo de lance é o lance livre, que costuma ser o mais comum. Nesse formato, o consorciado pode escolher qualquer valor desde que ele esteja entre a taxa mínima que a administradora oferece e   valor total das parcelas que ainda restam. 

O seu funcionamento é simples: leva quem oferecer o maior valor. Caso se tenha um empate, o sorteio costuma ser a forma de escolha do vencedor.

Lance fixo

O lance fixo, diferente do livre, é o tipo de lance definido pela administradora de consórcio. Da mesma forma que o primeiro, o valor precisa corresponder a alguma porcentagem da carta de crédito do plano.

O valor é o mesmo para todas as pessoas que fazem o lance. Dessa forma, o meio de desempate costuma ser também o sorteio.

Lance embutido

Por último, há também a possibilidade de fazer um  lance embutido. O lance embutido é uma maneira de reduzir o valor da carta de crédito do consorciado, oferecendo parte dela como lance.

Com isso, ao receber o prêmio, o vencedor terá um valor total menor, pois o lance será 

subtraído.

Final do plano

Há ainda uma última maneira de ser contemplado: no final do contrato. Isso acontece quando não são feitos lances e os sorteios não são capazes de contemplar todos os consorciados que fazem parte do grupo.

Dessa forma, todas as pessoas que ainda não receberam a carta terão o direito de recebê-las nesse último momento.

Vantagens de quitar consórcio antecipado

vantagens quitar consórcio

Se quitar o consórcio não significa diretamente a contemplação, você pode estar se perguntando, portanto: quais são as vantagens de quitar o consórcio antecipadamente? A seguir, vamos falar sobre as principais delas.

Mais próximo da posse efetiva 

O primeiro e mais óbvio benefício de guiar o consórcio diz respeito à posse do bem. Ao adiantar todos os valores envolvidos, o consorciado se torna mais próximo da propriedade efetiva.

Isso é extremamente importante em casos que o consorciado foi contemplado no início do plano. Por mais que ele tenha em mãos o bem escolhido, a propriedade só vem com a quitação total do débito. 

Até pagar tudo, é comum que o bem fique alienado em relação ao consorciado como uma forma de garantia.

Além disso, se o consorciado já tem o valor em mãos, pagar já as parcelas é uma maneira de antecipar riscos futuros, como a perda desse dinheiro. O valor pago, de toda forma, vai fazer parte do patrimônio da pessoa na forma do bem.

Melhor planejamento financeiro

Em segundo lugar, quitar o consórcio é a forma de finalizar uma pendência. Dessa forma, o consorciado e toda sua família fica livre desse compromisso. Com isso, pode planejar novos objetivos de curto, médio e longo prazo com mais folga.

Outro ponto importante sobre antecipar a quitação do consórcio diz respeito a ter um melhor planejamento financeiro. Ao pagar com antecipação, o consorciado vai sofrer menos com os reajustes que são naturais dessa modalidade. 

Os ajustes são necessários para garantir o poder de compra de todos os membros do grupo. No entanto, quem antecipa a quitação consegue fugir desses reajustes.

Possibilidade de oferecer lances

Embora a quitação não seja sinônimo de contemplação, elas podem estar associadas. Ou seja, o consorciado pode oferecer lances que sejam o valor que falta para quitação. Essa vantagem diz respeito a quem ainda precisa ser contemplado.

Caso o consorciado tenha juntado uma quantia significativa e quer ter a posse do bem mais rápido, oferecer um lance será a melhor opção. Nesse caso, será preciso se atentar para as regras do contrato.

Com isso, o consorciado não só vai diminuir o saldo devedor por completo como também vai ter direito ao bem, caso seja o vencedor.

Conclusão

Se você tinha dúvidas sobre a quitação e sua relação com a contemplação, esse artigo deve te ajudar a entender melhor. Então, o que fazer após quitar o consórcio? 

Em casos que já foi contemplado, a sua participação no grupo se encerra, já em relação a quem não foi contemplado, será a chance de fazer lances ou aguardar ser sorteado.

Quitar um consórcio de maneira antecipada por ser feito de várias formas e, ao fazer isso, o consorciado consegue se planejar melhor e ficar mais próximo da posse efetiva do bem.

Agora que você já entende como funciona mais sobre o consórcio, aproveite para simular um plano e dê um passo em direção a realização do seu sonho. 
 Se você ainda não escolheu um consórcio e está procurando opções, conheça o Klubi e simule um plano com a gente!