O sonho de ter uma casa ou um carro próprio pode ser facilitado por um consórcio quando não se tem todo o dinheiro necessário para comprar. No entanto, nem todo mundo conhece tão bem sobre essa modalidade de compra, que é segura e planejada.

Desde a taxa de juros até a baixa burocracia, há muitos segredos e informações sobre o consórcio que não se conta ou que se tem a visão errada. Pensando nisso, preparamos um material para desmistificar algumas dúvidas comuns.

Ao longo desse artigo, vamos trazer 7 afirmações que talvez você não sabia sobre o consórcio. Para descobrir, continue lendo o conteúdo!

1.  Não possui taxa de juros!

A primeira dúvida que muita gente tem quanto ao consórcio é se ele tem ou não taxa de juros. Pois bem, que fique claro: o consórcio não tem nenhuma taxa de juros!

Diferente de outras modalidades como o financiamento, você não recebe um crédito para comprar o bem ou serviço que deseja assim que contrato o plano. 

Na verdade, você vai juntar mensalmente o valor e poderá ser contemplado antes de pagar todo o prêmio. Como não há dinheiro emprestado, não há nenhuma necessidade de se cobrar juros dentro do consórcio.

2. É possível acelerar a contemplação com os lances

acelerar contemplação consórcio lance

Embora você não ganhe a carta de crédito assim que entra em um grupo de consórcio, você pode sim adiantar a contemplação, ou seja, o processo de recebimento do prêmio.

Se a necessidade de adquirir um veículo, por exemplo, é mais urgente, há sempre formas de acelerar a contemplação, nesse caso, por meio de lances

O lance nada mais é do que adiantar um valor parcial da carta de crédito para que você consiga ser contemplado. Ele só precisa ser pago caso o consorciado ganhe. Na prática, existem três tipos de lances: o fixo, o livre e o embutido.

Lance fixo 

O lance fixo é o tipo de lance que depende da administradora, pois é ela que vai ser responsável por definir um valor a ser lançado. Como o valor é fixo, todos os consorciados vão oferecer a mesma coisa.

No entanto, haverá um critério para determinar o vencedor. Caso seja atra´vés de um sorteio, como costuma ser, essa é uma forma de lance. mais difícil de ganhar, visto que as chances são as mesmas para todos

Lance livre

Já o alce livre, que é o mais comum, é o lance que qualquer valor pode ser ofertado. É comum que se tenha um valor mínimo que possa ser ofertado, algumas vezes, ele pode ser  10% do prêmio, por exemplo. 

Nesse caso, ganha quem faz o maior lance. Já quando há empate, a administradora pode utilizar alguns critérios para definir o vencedor de acordo com o contrato, como é o caso do sorteio.

Lance embutido

O último tipo de lance diz respeito ao lance embutido.  Cada grupo pode ter regras diferentes para esse tipo de lance, portanto, é sempre importante checar no contrato.

No geral, o lance embutido permite que o consorciado faça uso parte do valor da carta de crédito como lance.

Essa é a opção ideal para se conseguir a contemplação quando não sem tem o dinheiro para ofertar o lance e está disposto a abrir mão do próprio prêmio.

3. Permite a venda de seu plano

Sim, você não é preso para sempre ao seu plano, ou seja,  você pode se desfazer do seu plano caso não queira mais participar do consórcio.

 Todos os casos precisarão passar pela avaliação da administradora e o novo membro passará pela análise de crédito. Contudo, o processo é bem simples, pois um novo contrato é assinado e a transferência de titularidade é realizada. 

A compra e venda de um consórcio contemplado também é legal, no entanto, é importante se atentar em relação aos custos, como despesas tributárias da operação; além de impostos e taxas e a comissão do consultor de vendas, se houver.

Conheça o Klubi: Consórcio Auto 100% Digital, Seguro e Transparente!

4. Autonomia para escolha do bem e fornecedor

Seguindo com os segredos do consórcio, um deles é que ao contratar um plano, você tem total liberdade de escolher qual bem e qual empresa você vai querer contratar para ter um serviço ou bem. 

Além de poder comprar o bem à vista e ter descontos na hora de comprar, você pode avaliar os bens e, caso mudar de ideia, nada impede que você compre um carro de outra marca diferente da que tinha planejado quando contratou o plano.

O único critério é que o bem seja da mesma categoria. Ou seja, caso você contrate um plano de consórcio de veículos, você não pode usar a carta de crédito para comprar uma casa.

5. Flexibilidade para a contratação do plano

O processo de contratar um plano é bastante flexível para o consorciado. Ou seja, você vai escolher a melhor opção para a sua realidade, de forma ajustada.

No geral, para não errar, basta colocar duas informações para simular um plano: informar o valor do bem que deseja comprar e a quantidade de parcelas que está disposto a pagar.

Além disso, caso você escolha um plano que, no futuro, fique mais pesado, você pode procurar a administradora para diluir mais as parcelas e evitar problemas de inadimplência, por exemplo.

6. Valores com atualização monetária ao final do contrato

Um ponto muito importante sobre o consórcio é que ele tem uma correção anual do valor do bem. Isso é essencial para garantir que o bem não se desvalorize e, ao usar a sua carta de crédito, esse realmente seja o valor dele em loja.

As administradoras protegem o poder de compra ao fazer os  reajustes na carta de crédito devido aos índices inflacionários que norteiam os valores de certos produtos e bens.

No caso dos automóveis, o reajuste se dá sempre em relação ao IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado). Já no caso de imóveis, o principal valor que influencia no reajuste é o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) acumulado nos últimos 12 meses.

7. Possibilidade de resgate dos valores para desistentes

Além de poder vender a carta de crédito, é possível também resgatar o valor da carta caso não se queira mais usar o prêmio para comprar algo da categoria escolhida. 

Sempre será possível cancelar o contrato desde que a sua cota ainda não tenha sido contemplada. Caso você tenha sido contemplado, a melhor opção é vender a carta, como falamos antes.

Todo cancelamento dá direito ao resgate do valor investido. A única questão é que ele não é automático, ou seja, é preciso esperar ser contemplado pelo sorteio dos cancelados ou então aguardar o encerramento do próprio grupo. 

8. Processo sem a burocracia de bancos

segredo consórcio sem burocracia

Por fim, o consórcio também se destaca por ser muito menos burocrático do que outros tipos de compra, como o financiamento, que fazem uso do intermédio de instituições financeiras como bancos.

O processo de entrega de documentos costuma ser simplificado e, caso não exista nenhuma pendência de crédito do consorciado, a carta de crédito costuma ser liberada uma semana após isso.

Além disso, outro facilitador é que quem fica responsável pelas tratativas do bem já comprado até a entrega em mãos é a administradora. O consorciado apenas precisa escolher na loja qual bem deseja e entregar o prêmio.

Conclusão

Simples, prático e flexível. Esses são os três principais segredos do consórcio. Se você tinha dúvidas quanto ao fato dele oferecer juros ou ser possível cancelar o contrato, agora a gente explicou para você.
O consórcio é uma excelente maneira de conquistar um bem próprio com planejamento e segurança. Se você ainda não escolheu um consórcio e está procurando opções, conheça o Klubi: Consórcio Auto 100% Digital, Seguro e Transparente!