Já são tantos os carros espalhados por aí atualmente que existem em torno de seis pessoas para cada veículo no mundo. Você sabe qual dos tipos de carro é o ideal para você?

Automóveis comerciais e veículos pesados ultrapassam uma soma de 1,4 bilhão em todo o mundo. Nesse cálculo, não são inclusos as motocicletas, veículos industriais, tratores e demais máquinas de obras.

Os modelos mais buscados no mercado, é claro, são os veículos de passeio. 

Para facilitar a escolha no momento dessa busca e da compra, é preciso mais do que apenas conhecer e gostar de um veículo.

Saber reconhecer os tipos de carros e carrocerias em detalhes é importante para conseguir avaliar qual automóvel é adequado para a sua necessidade.

É fácil reconhecer um veículo de forma simples, mesmo para uma pessoa que não seja aficcionada por carros. Basta saber um pouco sobre as suas características gerais. 

No entanto, esse conhecimento superficial e a falta de uma noção mais aprofundada sobre cada tipo de carro podem prejudicar a sua escolha e te fazer chegar a uma opção equivocada.

Para esclarecer bem essa distinção, conheça quais são os tipos de carro mais comuns no mercado, entre os modelos existentes hoje no Brasil, e quais são as necessidades que cada um deles atende.

Esse conhecimento é o mais importante na compra do seu primeiro carro, ou na troca por um que te atenda melhor. Confira!

Quantos tipos de carros existem no mundo?

O que define um tipo de carro é a sua carroceria. É nisso que estão todos os detalhes e características gerais de um veículo e seu uso.

É possível ter uma noção da qualidade com um olhar de atenção e conhecimento, além de considerar demais fatores como fabricante, qualidade do material e, claro, o preço.

São diversos os tipos de carros que existem no mundo, entre carros de passeio e outros veículos maiores. Os modelos mais comuns são carros populares e carros grandes, todos de passeio. 

Alguns outros tipos de carro também tem se popularizado no mercado, ganhando destaque entre os consumidores que estão procurando um carro novo. 

Saiba quais são os mais comuns.

Tipos de carros populares

Os carros populares são geralmente a escolha mais comum. É a primeira busca de um consumidor que não está totalmente direcionado, e são também os veículos mais comuns que estamos acostumados a ver nas ruas todos os dias.

Conheça alguns carros populares que podem atender tudo aquilo que você busca em um veículo.

Hatch e Hatchback

Esses modelos de carro mais compactos, com o vidro traseiro acoplado ao porta malas, o que torna o bagageiro um pouco menor, com espaço útil reduzido. 

Essa é uma desvantagem para quem busca um carro familiar e pretende utilizá-lo para viagens.

No entanto, por outro lado, esse tipo de veículo é muito acessível financeiramente falando. 

Os veículos Hatch e Hatchback possuem motores potentes, uma carroceria robusta e preços muito atraentes de mercado. Portanto, tornam-se a escolha óbvia de quem busca um carro de passeio compacto.

Se você precisa de um carro que atenda a poucas pessoas na rotina simples do dia a dia, não procura um modelo para se aventurar em roadtrips, esses são carros ideais para você.

Sedan

tipos de carro sedan

Entre todos os tipos de carro, os de modelo sedan são perfeitos para uso urbano. Porque eles oferecem uma carroceria larga na medida certa, sem exagero, com áreas distintas entre o motor, os assentos e o bagageiro.

O que diferencia um veículo sedan de um veículo hatch é justamente a presença do bagageiro, que não é unida ao vidro traseiro. 

Isso valoriza o espaço interior e torna esse tipo de carro mais apropriado para famílias ou motoristas que precisam de espaço por qualquer outro motivo.

Os carros sedan são sofisticados, visualmente bonitos e trazem um quê de elegância ao condutor de qualquer perfil e idade.

Tipos de carros grandes

Os carros grandes são muito comuns para diversos fins:

  • Famílias maiores
  • Viajantes que gostem de fazer suas viagens de carro
  • Motoristas que gostam de aventuras e precisam de um carro apropriado para viver esse tipo de experiência.

Conheça quais são os carros grandes mais comuns e procurados no mercado e quais são as vantagens em escolher cada um deles.

Picape

As picapes são carros que possuem uma carroceria alta. Elas oferecem caçamba externa na parte de trás, portanto sendo uma ótima opção ao condutor que precisa transportar cargas mais pesadas.

O espaço de uma picape pode ser de dois ou quatro passageiros, e esse detalhe certamente influenciará no valor do veículo. 

A picape pode ser o melhor tipo de carro para pessoas que trabalham com frete ou que precisam carregar estoque para os seus negócios com alguma frequência.

Jipe

tipos de carro jipe

Os jipes são tipos de carros projetados para andar por terrenos de difícil locomoção, ruas de terra e subidas íngremes. 

Portanto, ideal para os condutores aventureiros, que gostam de trilhas e viagens por lugares de terrenos acidentados.

A carroceria de um jipe é relativamente curta, mas alta, com motor de alta potência e tração nas quatro rodas. 

É uma das melhores escolhas em tipos de carro para off roads.

O jipe atende a necessidade de jovens a idosos que têm gosto em dirigir carros altos com alta potência. 

Procure uma concessionária, faça um test drive e descubra se é esse o tipo de carro que você está buscando!

SUV

Os veículos SUV são tipos de carro com um porte avantajado. Ou seja, a parte interior espaçosa e alta potência de tráfego dentro e fora da cidade.

É um carro que mescla utilitário e esportivo. Ele surgiu através de fazendeiros que precisavam de um carro versátil, capaz de rodar em locais urbanos ou terrenos irregulares.

O veículo SUV é luxuoso, versátil e muito confortável, e atende perfeitamente famílias grandes pelo seu espaço e segurança. 

É definido como SUV um carro que tenha interior espaçoso. Ele está posicionado entre um carro e um caminhão nas suas capacidades e seja capaz de trafegar em vários tipos de terreno, com tração nas quatro rodas, o conhecido 4×4.

Vários lançamentos nos últimos anos deram popularidade aos veículos SUV, e essa é certamente uma boa opção para quem busca um veículo completo e versátil.

Outros tipos de carro

Além dos carros populares mais comuns e dos carros grandes, conheça alguns outros tipos de carro que podem te interessar e, por consequência, passarem a ser boas opções para você que está procurando qual será o seu veículo.

Cupê

Os veículos cupê, ou também conhecidos como coupé, são os carros mais compactos e esticados. Ou seja, tem a carroceria explorando melhor a aerodinâmica e velocidade do automóvel em detrimento do espaço interno.

Portanto, são apenas duas portas e o espaço pode ser de apenas dois ocupantes, com modelos que comportam também quatro pessoas.

Crossover

Um veículo crossover reúne em si várias características combinadas de outros tipos de carrocerias, por isso esse tipo de carro é visto como versátil e faz valer a pena o custo elevado que geralmente traz.

Esse tipo de carro costuma se inspirar no hatch, no sedan e no SUV, com a finalidade de criar um novo modelo reunindo o melhor desses outros tipos de carro em si.

Esportivo

O veículo esportivo é um dos tipos de carro mais caros que existem no mercado. E não apenas pelos recursos modernos internos, mas por todos os detalhes trabalhados na carroceria. 

Alguns modelos apresentam variações com ou sem teto e trazem mais novidades e itens de série do que a média. Portanto são carros projetados para terem um desempenho mais alto e naturalmente mais velozes.

Esse tipo de carro é um dos mais buscados pelos condutores jovens, especialmente quando o proprietário do carro costuma usá-lo sozinho, sem família.

Van e Minivan

tipos de carro van

As vans e minivans são as melhores opções para quem busca versatilidade de espaço. 

Com uma carroceria mais alta, mesmo nos modelos mini, esse tipo de carro conta com um espaço ideal para transporte de mais passageiros e cargas. Isso porque é possível retirar ou até mesmo reduzir os espaços dos bancos.

Apesar de serem veículos comerciais, ideais para comércio ou demais serviços de transporte legalizados, podem ser também uma boa opção de uso para famílias grandes ou que gostem de viajar, caso a opção de um SUV esteja mais distante.

Alguns amantes de viagens podem também adquirir uma van e transformá-la em um motorhome. Dessa forma, fazendo dela um meio de transporte, economia e realização de experiências inesquecíveis.

Carros mais vendidos do Brasil em 2021

Por fim, para te ajudar ainda mais na sua análise de qual o carro ideal para você, confira o ranking dos carros mais vendidos, segundo dados de emplacamento no Brasil em 2021 retirados do site Autoo, especializado em notícias sobre carros.

Com destaque para a Fiat, que aparece na lista de carros mais vendidos do Brasil em 2021, com os 2 carros mais vendidos do ano no país.

Carros populares mais vendidos do Brasil

A Fiat também aparece nessa lista com dois dos três carros populares mais vendidos de 2021.

Além disso, outro detalhe é que os dois primeiros colocados desta lista também estão entre os 3 carros de todos os tipos mais vendidos do Brasil no ano de 2021 até esse momento.

São eles:

  1. Fiat Argo – Com mais de 80 mil carros emplacados em 2021, o Fiat Argo está em primeiro dos carros populares mais vendidos e é o segundo carro mais vendido no Brasil.
  2. HB20 – Teve mais de 78 mil carros emplacados em 2021. Além da 2ª posição entre os carros populares mais vendidos no ano até o momento, o HB20 está em 3º na lista geral dos carros mais vendidos.
  3. Fiat Mobi – O modelo, que chegou ao mercado prometendo substituir os tradicionais Palio e Uno, alcançou o 3º lugar entre os carros populares mais vendidos de 2021 com mais de 63 mil carros emplacados.

Carros grandes mais vendidos do Brasil

Assim como na lista dos carros populares, na lista de carros grandes mais vendidos a Fiat também se destaca com 2 dos 3 carros mais vendidos. Dessa vez com as duas primeiras posições.

Confira a lista.

  1. Strada – O mais vendido dos carros grandes aparece também em primeiro lugar entre os carros mais emplacados no Brasil em 2021 com mais de 100 mil veículos emplacados.
  2. Toro – A picape da Fiat teve mais de 65 mil carros emplacados no Brasil em 2021.
  3. Compass – Acompanhando de perto a quantidade de vendas da Toro, o Jeep Compass alcançou a marca de mais de 64 mil carros emplacados no ano.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre tipos de veículos no mercado, todas as suas vantagens e quais são os mais vendidos, que tal adquirir o seu? 

A forma mais econômica e planejada para adquirir o carros dos seus sonhos, ideal para suas necessidades é com o consórcio. Simule agora o seu crédito com o Klubi e consiga o crédito que precisa sem burocracia, sem entrada e sem juros.

Conclusão

Por fim, todos os tipos de carro disponíveis no mercado tem a sua vantagem e atendem perfeitamente o seu público alvo. 

Seja como for, você só precisa descobrir em que público alvo você se enquadra para saber qual carro deseja adquirir. 

São várias as coisas que traçam o seu perfil como condutor: a sua idade, personalidade, necessidade de uso e o objetivo com o que você está adquirindo o carro. 

Tendo esse perfil traçado, com o conhecimento dos modelos de veículos já em mente, a sua escolha se torna uma tarefa muito mais fácil. 

Visite uma concessionária, faça pesquisas, converse com os vendedores e pesquise preços para saber qual veículo é ideal para a sua necessidade, cabe no seu bolso e apresenta um bom custo benefício. 

Qual é o seu perfil de condutor? Você precisa de um carro de passeio familiar? Um carro para pegar a estrada e fazer viagens? Um veículo para trabalhar, que se adeque no seu estilo e combine com a sua personalidade? 

Certamente o mercado tem a opção perfeita para você.

Contrate um plano de consórcio com o Klubi e fique mais perto de realizar a vontade de ter o carro que você deseja!