Embora os mais conhecidos no mercado sejam de imóveis e veículos, há outros tipos de consórcios no mercado. 

Seja para a realização de uma cirurgia plástica ou para o pagamento de uma festa de casamento, essa modalidade permite a realização de diversos sonhos com segurança e planejamento.

Se você não conhece muito sobre os diversos tipos de consórcio e quer entender mais como eles funcionam, está no artigo perfeito. 

Aqui vamos não só te explicar melhor o conceito desse formato de pagamento, como te apresentar os principais tipos de consórcio que existem. Acompanhe nosso conteúdo!

Financiamento ou consórcio? Veja a comparação entre as duas opções e qual é a melhor opção para você!

O que é um consórcio?

Em primeiro lugar, antes mesmo de falar sobre os principais tipos de consórcio, é essencial esclarecer o que é um consórcio.

O consórcio nada mais é do que uma modalidade de compra coletiva entre pessoas com o mesmo objetivo final. Quem é responsável por gerir o consórcio são as administradoras de empresas especializadas nessa modalidade, sendo autorizadas pelo Banco Central.

Para participar de um consórcio, será preciso assinar um contrato com todos os termos e regras que a empresa oferece. 

Para entender melhor sobre o funcionamento de um consórcio, vamos explicar melhor sobre os grupos de consórcio e alguns pontos importantes.

Como funcionam os grupos do consórcio?

Os grupos de consórcio são constituídos por todas as pessoas que têm o mesmo objetivo em comum, ou seja, desejam comprar um produto ou adquirir um serviço com o mesmo valor. Dessa forma, será criado um fundo comum entre essas pessoas.

O crédito que os consorciados desejam obter será dividido entre todos os membros do grupo para que todos eles possam receber o valor integral da carta de crédito quando forem contemplados.

Os consorciados, nome dado a todos que fazem parte do grupo, irão contribuir com um valor mensal durante um prazo definido pelo plano escolhido na contratação do consórcio. A cota de um consórcio nada mais é do que a identificação de cada participante do grupo.

Para entender melhor como o consorciado pode usufruir do valor, é importante esclarecer três pontos importantes sobre o consórcio: taxas do consórcio, carta de crédito e contemplação do consórcio.

Taxas do consórcio

Um ponto importante quanto ao pagamento do consórcio é em relação às taxas existentes. O grande diferencial do consórcio, principalmente em relação ao financiamento, é porque ele não apresenta taxas de juros. 

Outras taxas são cobradas, como é o caso da taxa de administração, taxa de reserva, taxa de seguro e taxa de reserva. 

A taxa de administração, por exemplo, serve para custear a administradora do consórcio na execução da gestão. O valor, contudo, costuma ser calculado e diluído no pagamento das parcelas, o que faz com que seja um valor muito mais leve que os juros.

A taxa de reserva, por sua vez, tem a função de garantir o funcionamento do consórcio mesmo em uma situação de inadimplência por parte de algum consorciado. Essa taxa costuma ser em torno de 1 a 2%

A terceira taxa é a de seguro que, como o nome sugere, tem o propósito de assegurar os consorciados em situações de quebra de garantia ou em caso de falecimento do consorciado, também conhecido como seguro de vida. 

Os valores para essa taxa variam de acordo com a empresa. Por fim, a taxa de adesão também é uma taxa que pode ser cobrada em um consórcio, sendo referente ao momento de entrada em um grupo. Ela pode ser de até 2% do valor que será investido.

Carta de crédito

Outro termo muito utilizado dentro dos grupos de consórcio é a carta de crédito. Ela nada mais é do que o título que representa o valor financeiro que o consorciado recebe para adquirir o serviço ou bem determinado no contato.

Ou seja, quando se é contemplado em um consórcio, em vez de receber o dinheiro em espécie ou em conta corrente, o consorciado recebe um título com o valor correspondente.

Em suma: caso você tenha contratado um plano para comprar um automóvel no valor de R$50.000, você vai receber uma carta com esse valor.

Quando se é contemplado, é necessário informar à administradora como a carta de crédito será utilizada. 

Para ter acesso a ela, será preciso apresentar alguns documentos que variam de acordo com o bem em questão, como o de comprovação de renda. O objetivo é garantir que o consorciado continue pagando as parcelas restantes.

Contemplação do consórcio

contemplação consórcio

Você pode estar se perguntando, ainda: mas como é o processo para conseguir ganhar a carta de crédito? Existem três formas de ser contemplado dentro de um grupo de consórcio: sorteio, lance e após o encerramento do grupo.

Sorteio

Como falamos, cada pessoa do grupo de consorciados precisa fazer o pagamento da parcela que corresponde a uma fração do valor do crédito juntamente com as taxas envolvidas. 

O pagamento mensal dá direito ao consorciado de participar do sorteio das assembleias, no qual sempre haverá um participante sorteado. Ou seja, para ser sorteado, é preciso estar com o pagamento das parcelas em dia.

O sorteio é uma maneira de definir a ordem do recebimento do valor total contratado. Todos os participantes, portanto, têm a mesma chance.

Lance

A segunda maneira de conseguir a contemplação é por meio de lances, que podem ser tanto livres, como fixos ou até mesmo embutidos. 

O lance livre é, como o nome sugere, aberto. Os consorciados vão escolher um valor entre o mínimo permitido pela empresa até o valor total das mensalidades que precisam ser pagas, concorrendo entre si. Ganha quem oferece o maior valor.

O lance fixo, diferente do primeiro, é um valor estabelecido pela empresa do consórcio. Da mesma forma, vai ser um valor correspondente a algum percentual da carta de crédito. O critério de desempate costuma ser sorteio.

O último tipo de lance é o embutido. Para esse tipo, o consorciado vai usar parte do valor da carta de crédito como lance, reduzindo o valor total que será usufruído.

Encerramento do grupo

Por fim, caso a contemplação não aconteça de nenhuma das outras formas, o consorciado não deixará de receber sua carta de crédito. Nesse caso, ele será contemplado no final do pagamento de todas as parcelas, ou seja, no término do grupo.

Principais tipos de consórcio 

Agora que já falamos sobre o que é e como funciona um consórcio, está na hora de falar sobre os vários tipos de consórcio que existem. Entre eles, podemos citar os seguintes tipos:

  • Bens móveis;
  • Veículos;
  • Imóveis;
  • Serviços

Consórcio de bens móveis

O primeiro tipo de consórcio que vamos falar é o de bens móveis. Nessa categoria, entre uma grande quantidade de itens. Entre as opções que entram nessa categoria, podemos citar:

  • Automóveis, motocicletas, vans, caminhões, ônibus, tratores;
  • Aviões, barcos e embarcações;
  • Mobiliários como sofás, camas, guarda-roupas, mesas e cadeiras
  • Eletrodomésticos como geladeira, fogão e máquina de lavar;
  • Eletrônicos como computadores, televisões e aparelhos de som
  • Equipamentos médicos e odontológicos.

Consórcio de veículos

tipos de consórcio veículos

O consórcio de veículos é um dos tipos mais populares de consórcio de bens móveis.  É possível comprar carros novos, semi novos como usados. 

Em alguns tipos de consórcio, o consorciado também pode usar o seu próprio veículo usado como parte do pagamento.  De acordo com o valor da carta de crédito, você poderá escolher a marca, modelo, cor, entre outros atributos do carro.

Consórcio de bens imóveis

Diferente dos bens móveis, os bens imóveis dizem respeito aos bens estáticos, como, por exemplo, construções. Entre os tipos de bens mais procurados nessa modalidade, podemos citar:

  • Casas e apartamentos;
  • Salas, lojas e galpões comerciais;
  • Lotes e terrenos;
  • Casa de férias, na praia ou no campo;
  • Reforma de imóveis.

Nessa modalidade, é comum o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como forma de pagar parcelas do consórcio ou até mesmo para oferecer lances.

Por se tratar de valores bem mais altos que o de carro, por exemplo, essa modalidade, apesar de ser um consórcio, demanda uma maior quantia expressiva para dar de entrada no imóvel. 

No entanto, é bem mais atrativa também pelo fato de não oferecer juros, considerando que o tempo de pagamento costuma ser bem maior. 

Consórcio de serviços 

A última modalidade de consórcio que existe é a de serviços. Essa categoria também abrange uma grande quantidade de opções, considerando que há vários tipos de usos. Entre as mais comuns, podemos citar:

  • Cirurgias plásticas e procedimentos estéticos;
  • Tratamentos médicos e odontológicos;
  • Viagens nacionais ou internacionais;
  • Festas de casamento, bodas, 15 anos, formatura e muito mais;
  • Educação: faculdade, pós-graduação, especialização ou intercâmbios;
  • Custos para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Dessa forma, quando um participante é contemplado em um consórcio de serviços, a carta de crédito é destinada ao pagamento da prestadora.

Vantagens de utilizar um consórcio 

vantagens de utilizar consórcio

Agora que você já conhece os principais tipos de consórcio, está na hora de falar sobre as vantagens de optar por essa modalidade de aquisição de bens e serviços. São elas:

  • Ausência de juros e entrada;
  • Compra à vista;
  • Pouca burocracia;
  • Parcelamento flexível
  • Liberdade de compra.

Ausência de juros e entrada

Como já falamos, um dos principais atrativos do consórcio é o fato de que ele não tem nenhum tipo de juros.

Embora envolva outras taxas, elas são muito menores do que os juros convencionais e, ainda, podem ser diluídas nas prestações, sendo muito baixas.

Além de não ter juros, o consórcio também não oferece a necessidade de um valor de entrada, como funciona no formato de financiamento. 

Compra à vista

O fato do consórcio ser uma poupança coletiva permite que o consorciado adquira o bem ou serviço no preço a vista, visto que ele terá o valor total em mãos quando for contemplado.

Isso se trata de uma vantagem pois comprar a vista é sempre a melhor opção, pois as chances de se conseguir um desconto são muito maiores.

 Dessa forma, o bem ou serviço pode sair ainda mais barato e o valor restante pode ser usado para melhorar ou turbinar o item, por exemplo, no caso dos carros.

Pouca burocracia

A terceira vantagem do consórcio é que ele oferece quase nenhuma burocracia. Isso se dá pois o consórcio não tem muitos requisitos bancários e administrativos, permitindo que a compra seja rápida.

Além disso, o consorciado não precisa se preocupar com as tratativas da própria compra do bem ou do serviço. 

As questões legais após a escolha e a apresentação da carta de crédito por parte do consorciado serão de responsabilidade da administradora. Ou seja, menos uma questão para se preocupar.  

Parcelamento flexível

Outro ponto vantajoso do consórcio é que existem diversas opções de plano para escolher, fazendo com que o valor mensal seja bastante flexível e caiba no bolso do consorciado.

A melhor forma de fazer uma boa escolha em relação às parcelas e o pagamento é prestar bastante atenção ao contrato e, claro, sempre tirar todas as suas dúvidas com a empresa antes de assinar.

Liberdade de escolha

Por fim, seja qual for o tipo de consórcio, a liberdade de escolha é uma vantagem. Ou seja, embora você tenha feito um contrato para determinado bem ou serviço, você não precisa adquirir exatamente ele.

A carta de crédito permite que o consorciado escolha qualquer opção que caiba no valor total escolhido. 

O importante é que o valor seja utilizado para adquirir um bem ou serviço da categoria escolhida No entanto, há alguns casos em que nem isso é necessário. 

Vale a pena contratar um consórcio? 

Após ler esse texto, é provável que você já saiba qual é a resposta para essa pergunta: sim! O consórcio é ideal para todas as pessoas que desejam adquirir um bem ou serviço com maior planejamento e sem precisar pagar um valor muito maior.

A única questão que pode ser uma entrava é em relação ao tempo de espera. Caso seja muito urgente, pode não ser a melhor opção de compra.

No entanto, há ainda a possibilidade de adiantar a contemplação, mas é preciso desembolsar valores para conseguir ser ganhar em lances. 

Conclusão

O consórcio é uma modalidade de compra coletiva bastante interessante para quem quer conquistar os mais diversos bens e serviços. 

Pode ser um carro, uma moto, uma casa ou até mesmo uma cirurgia plástica. Tudo depende do consorciado.

Em suma, são inúmeros os tipos de consórcios que atendem às mais diferentes necessidades que se possa ter. 

Trata-se de uma  ferramenta extremamente segura e planejada para conquistar sonhos a médio e longo prazo. Se você tem interesse em participar de um consórcio de carros, simule um crédito com o Klubi!