Para muitas pessoas, comprar um carro é uma espécie de investimento. No entanto, quando se pensa em comprar um automóvel, é comum surgir a dúvida: melhor comprar um carro zero ou um carro usado?

Sentir o cheiro de carro novo é uma sensação incomparável, porém, para fazer a melhor escolha e saber se comprar um carro zero vale a pena, é importante levar em conta outros pontos.

Se você quer saber o que é preciso considerar na hora de escolher comprar um carro zero, a gente preparou um conteúdo só para te ajudar nisso.

Nesse artigo a gente vai te dar dicas do que se atentar antes da compra, além de falar sobre algumas desvantagens e vantagens de comprar um carro novo e, claro, te apresentar algumas formas de comprar um carro. Para saber mais, continue lendo nosso texto!

Quais são os principais tipos de carro que existem no mercado? Leia nosso artigo e descubra todos eles!

Qual a diferença entre seminovo, usado e zero quilômetro?

Para saber se a compra de um carro zero vale a pena, é preciso entender qual é a diferença dele em relação aos carros seminovos e usados.

O carro zero km ou carro novo é aquele automóvel que saiu de fábrica e ainda está na concessionária, ou seja, ainda não foi usado por ninguém. É o famoso carro com”cheiro de novo”, pois o fato de nunca ter sido rodado preserva as suas características originais.

O segundo tipo de carro é o carro seminovo que, como o nome sugere, é um carro que foi pouco usado. Considera-se carros nessa categoria quando possuem até 3 anos de uso e chegam a ter, no máximo, 15 e 20 mil quilômetros rodados por ano.

Por fim, o carro usado é o carro considerado mais “velho” que, por sua vez, possui mais de 3 anos de uso. É comum que esse tipo de carro tenha mais arranhões e problemas e, ao mesmo tempo, tenha um valor menor.

O que considerar antes de comprar o seu carro?

o que considerar compra carro novo

Agora que você já entendeu a diferença entre os três tipos de carros, vamos falar sobre o que deve ser considerado antes de comprar um carro. Há 4 pontos a serem levados em conta:

  • avalie suas finanças pessoais;
  • estime as despesas mensais com o carro;
  • saiba qual tipo de carro você precisa;
  • pesquise a desvalorização do veículo.

A seguir, vamos falar sobre cada um desses fatores.

Avalie suas finanças pessoais

Embora seja básico, é de extrema relevância ressaltar que, antes de qualquer coisa, você precisa saber quando você está disposto e pode pagar por um carro. É esse valor que vai balizar todas as suas outras decisões.

Por isso, o primeiro ponto a se estabelecer é organizar seu planejamento financeiro para saber como andam suas finanças. É importante respeitar os seus limites para não ter problemas futuros dentro do seu orçamento. 

Ao avaliar suas finanças, considere todas as suas despesas, ou seja, gastos fixos, variáveis e até imprevistos (a famosa reserva de emergência), para saber o valor viável para fazer esse investimento.

Estime as despesas mensais com o carro

O segundo ponto a se atentar diz respeito ao cálculo prático de quando você vai gastar mensalmente com o carro. 

A depender da forma como você vai pagar, é muito provável que você não compre a vista, portanto, é preciso saber o custo mensal que essa compra vai representar dentro do seu orçamento. 

Seja a modalidade de CDC ou consórcio, como veremos mais a frente, é preciso pensar muito bem no valor e na duração das parcelas. Parcelas muito altas, embora durem menos tempo, podem comprometer seu mês.

Saiba qual tipo de carro você precisa

Saber qual carro você quer e cabe no seu bolso também é essencial. Para isso, você deve colocar no papel todas as necessidades e usos que terá com esse carro. 

Se você for usar muito o porta-malas, busque um modelo que tenha uma boa capacidade de armazenamento. Se sua família for muito grande, opte por um carro espaçoso.

Além disso, a depender do modelo, você também deve considerar custos como manutenção, seguro e IPVA, que são maiores quando o carro é mais caro. 

Ainda, um dos principais pontos a se considerar em um modelo de carro é a autonomia dele. A título de exemplo, quando o carro é automático, mas vai se gastar com a gasolina, pois o carro vai acelerar naturalmente.

Pesquise a desvalorização do veículo

Por fim, mas não menos importante, é importante entender o quanto seu veículo vai se desvalorizar com o tempo. Isso é importante, principalmente, se você tem planos de trocar de carro no futuro.

Nenhum carro é para a vida toda, portanto, será necessário vendê-lo em algum momento. Os primeiros anos do carro são aqueles que representam a mais significativa desvalorização dele. 

Se você pretende vender rapidamente o carro, é importante considerar o potencial de desvalorização do veículo.

Entenda as desvantagens da compra de um carro novo

Quando falamos de um carro novo, é importante perceber que há prós e contras em escolher essa categoria. 

Em primeiro lugar, vamos falar sobre os pontos negativos dessa opção: desvalorização imediata, mais impostos e custo elevado de opcionais.

1. Desvalorização imediata do veículo

Como já falamos, a desvalorização de um carro é um fator muito importante. Por isso, o fato de um carro novo desvalorizar muito mais do que um usado tem um peso enorme.

O simples fato de tirar o carro da loja gera a sua desvalorização. Portanto, qualquer carro novo vai sofrer uma significativa queda de preço logo nos anos iniciais de uso. 

Em média um carro novo perde de 33% do valor nos dois primeiros anos, segundo um estudo feito pela  KBB Brasil, filial da americana Kelley Blue Book, em 2018.

Como o carro usado – ou seja, com mais de 3 anos – já perdeu muito valor, com o passar dos anos, a diferença de valor passa a cair de forma muito menor.

2. Impostos mais elevados na compra

A maioria das pessoas entendem que um carro novo custa mais caro que um carro usado justamente pelo fato dele nunca ter sido utilizado. Isso não só reflete no preço do bem como também nos impostos que são pagos.

Por ser um automóvel novo, os impostos embutidos como IPI e ICMS também são elevados, pois é o momento que são cobrados, fazendo parte do custo do carro que sai de qualquer concessionária.

Outro exemplo, além da compra, é o do pós-compra. Carros novos possuem um valor do IPVA bem mais alto, afinal, tem um preço de mercado bem maior que de um carro usado.

3. Custo elevado de opcionais

Por fim, outro motivo que o preço de um carro zero encarece diz respeito aos opcionais. Quanto mais diferenciais você optar por incluir no seu carro novo, mais caro ele vai ser, pois vai interferir no valor original dele.

Os opcionais proporcionam ao motorista maior conforto, por outro lado, podem encarecer o valor final do automóvel em até 60%.

Em contrapartida, o carro usado já está com todas as opções possíveis embutidas no preço e, caso se deseje mudar algo, será um custo próprio do comprador, não refletindo no valor final do bem.

E quais as vantagens em comprar um carro zero?

vantagens comprar carro novo

E quanto às vantagens de comprar um carro zero, quais são elas? Comprar um carro zero vale a pena por três principais razões: garantia de fábrica, menos custo com manutenção e tecnologia mais modernas.

1. Garantia de Fábrica

Uma das principais vantagens de comprar um carro zero é que ele tem uma garantia de fábrica. Todo carro comprado em concessionária oferece esse direito durante 3 a 5 anos, a depender da marca. 

Dessa forma, caso o carro apresente qualquer defeito ou problema durante essa janela de tempo, a responsabilidade de custos fica por conta da fábrica. Tal garantia oferece muito mais segurança ao comprador. 

2. Menores gastos com manutenção

O segundo ponto que faz com que a compra de carro valha a pena é a menor necessidade e gasto com manutenção. Como você é o primeiro dono do carro, ele está livre de vícios e vai levar muito mais tempo para apresentar falhas.

Além disso, como ele vai demorar mais para dar sinais de desgaste, isso vai influenciar na economia nas revisões periódicas, pois não será preciso muitas trocas de peças.

O fato do carro 0 km ser famoso por levar muito mais tempo para começar a surgir problemas mecânicos também reflete no custo do seguro. Isso é interessante pois, quando não se aciona o seguro, ele tende a oferecer descontos na renovação.

3. Tecnologias mais recentes 

O último argumento é em relação às tecnologias que um carro novo oferece. Como ele foi feito mais recentemente, ele vai contar com a evolução tecnologia na sua fabricação. 

A tecnologia mais avançada significa que o automóvel terá funções mais interessantes, como a presença de um painel multimídia e conexão com a Internet, por exemplo. 

Carros mais antigos podem não conseguir dispor de certas funcionalidades mesmo que sejam colocados acessórios devido a limitação do próprio modelo.

Entenda as modalidades de financiamento veicular

formas de comprar carro novo

Por fim, ao considerar a compra de um carro zero, é essencial entender as formas de fazer esse tipo de compra. Os “financiamentos” podem ser feitos por crédito direto ao consumidor, leasing e consórcio.

A seguir, vamos falar sobre três tipos de aquisição de um veículo.

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

O CDC é o famoso financiamento feito no banco. Nesse formato, a instituição bancária vai fazer um empréstimo específico para a compra do carro e o bem vai ficar alienado ao comprador até que ele pague todas as parcelas.

Dessa forma, é feito um contrato entre o comprador e a concedente do crédito. 

O financiamento é famoso por altas taxas de juros que tornam o valor final do veículo muito mais alto. De maneira geral, ele também envolve um valor mínimo de entrada.

Leasing

O segundo modo de comprar um carro novo é o leasing. A empresa de leasing, que costuma ser um banco, vai alugar o veículo ao consumidor que, por sua vez, vai pagar um preço pelo aluguel do carro. 

O bem fica no nome da empresa até que ele pague todas as prestações. Da mesma forma que o CDC, não é preciso a  intermediação de uma loja revendedora de veículos. As taxas de juros são fixadas no início do contrato e não sofrem alterações durante o prazo.

Consórcio

Por fim, a última modalidade de compra de um carro novo é o consórcio de automóveis. É um tipo de compra coletiva tipicamente brasileira, na qual ela acontece por meio de um grupo. Nele, as pessoas pagam o mesmo valor mensal com o objetivo de comprar um mesmo bem.

A empresa responsável pela contemplação, ou seja, entrega da carta de crédito que dá direito a compra do prêmio é a administradora do consórcio. O consorciado pode ser contemplado por meio de sorteios, lances ou ao fim do plano.

Klubi Auto: consórcio digital para conquistar seu automóvel

vantagens comprar carro consórcio digital

O consórcio é uma das melhores e mais seguras formas de conquistar um carro. Isso acontece pois ele não tem a cobrança de juros nem oferece valores de entrada.

As únicas taxas cobradas são aquelas que servem para pagar o serviço da administradora e garantir o grupo, como taxa de seguro e reserva. 

No caso do consórcio digital, como é o caso do Klubi, a facilidade é ainda maior, pois tudo acontece de forma online, inclusive a contemplação.

Para fazer parte do Klubi, você deve acessar o site ou enviar uma mensagem por WhatsApp e, assim, escolher o produto que deseja conquistar. Outra forma é também simular seu plano pelo site.

Para isso, você vai precisar informar o valor do crédito e em quanto tempo deseja pagar da maneira que for melhor para você. Com a simulação feita, você pode optar por entrar no grupo mais adequado para sua realidade.

Após finalizar todo o seu cadastro no Klubi, o seu contrato fica disponível para “aceite” já na tela de conclusão. Como o processo é todo digital, assim que você concordar com os termos, você já poderá baixar o contrato.

Na área de membro você vai encontrar todas as informações necessárias sobre seu plano e o seu grupo do consórcio!

Conclusão

Se você tinha dúvidas sobre a compra de carro zero valer a pena, fica claro que isso vai depender da sua prioridade. 

Caso você deseje comprar o carro para vender logo, ele pode desvalorizar rapidamente. No entanto, para quem quer um carro para longo prazo, um veículonovo também vai demorar bem mais para apresentar falhas e precisar de manutenções.
Se você quer comprar um carro novo com segurança, uma das melhores formas de fazer isso é por meio do consórcio. Fuja dos juros e pague mensalidades que cabem no seu bolso.

Conheça mais sobre o consórdio digital de veículos Klubi!