Se você chegou até aqui, certamente já ouviu falar algo sobre consórcio ou até mesmo adquiriu um. Esse produto financeiro tem trazido cada vez mais benefícios e vantagens para a população brasileira que deseja conquistar um bem próprio.

Não importa se o objetivo é ter um carro, um imóvel ou algum tipo de serviço, considerar o consórcio na hora da contratação é importante para fazer um bom negócio. Mas a dúvida que fica é: qual é a história do consórcio? Como ele surgiu e como evoluiu ao longo do tempo?

A seguir respondemos a essas e outras perguntas acerca do passado do consórcio. Continue a leitura e confira!

Como surgiu o consórcio?

Tudo começou no início da década de 60, a partir da instalação da indústria automobilística no Brasil e devido à falta de oferta de crédito ao consumidor.

Diante desse cenário, alguns funcionários do Banco do Brasil tiveram a ideia de formar um grupo de amigos, com o propósito de arrecadar um fundo suficiente para aquisição de automóveis para todos aqueles que participassem contribuindo com recursos.

A partir das contribuições, foi possível arrecadar o dinheiro suficiente para comprar o carro. Entretanto, surgiu a dúvida de quem seria o dono desse veículo. A solução, então, foi a de sorteá-lo.

De maneira simples, porém inovadora, surgiu o conceito no consórcio: um mecanismo de concessão de crédito, sem a cobrança de juros, para que as pessoas possam comprar bens e serviços.

Como o consórcio se consolidou?

O consórcio passou a ser um grande aliado da indústria automobilística recém instalada no país.

Em 1967, a Willys Overland do Brasil — uma montadora de veículos americana — já possuía em sua carteira de clientes cerca de 58 mil consorciados. Por isso que o consórcio tem sua origem com ligação direta à indústria automobilística, tendo por muito tempo como único produto o automóvel.

Com o crescimento da sua popularidade, o Poder Público começou a interferir e a estabelecer normas e regras às instituições bancárias que estavam captando os recursos dos membros (como chamamos os consorciados aqui no Klubi).

Dessa forma, foi necessária a criação de uma entidade que representasse o interesse das inúmeras empresas de consórcio perante ao poder público. Assim, em 20 de junho de 1967 foi criada a ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, que passou a reunir os três grupos de administradoras existentes na época: as independentes, as ligadas às concessionárias e as ligadas aos fabricantes.

Além disso, depois de alguns anos da criação da ABAC, foi fundada a APACESP (Associação Profissional dos Administradores de Consórcios no Estado de São Paulo), que, por sua vez, deu origem ao Sindicato Nacional dos Administradores de Consórcio, o SINAC.

Regulação do consórcio

No início dos anos 1970, surgiu, por meio da Receita Federal, a primeira lei para organizar o funcionamento do sistema de consórcio. Neste momento, o ministro da Fazenda era o responsável por tudo relacionado à categoria.

A partir dessa nova lei, novos produtos começaram a fazer parte do consórcio, como motos e eletrodomésticos, sendo um marco importante para o setor industrial que estava em crescimento no país.

Porém, foi apenas em 1991 que se criou uma determinação que realmente passou a regular o consórcio: quando o Banco Central passou a ser o responsável pela sua regulamentação, segundo a lei nº 8.177.

Além de facilitar o processo de diversificação do portfólio das administradoras, houve uma atualização muito importante: investir na casa própria por meio do consórcio tornou-se uma realidade.

Por fim, foi em 2008, a partir da lei nº 11.795, que o sistema de consórcio finalmente atingiu maturidade e garantiu segurança tanto para as pessoas que decidiram investir na modalidade, quanto para o próprio sistema, que ganhou mais confiança dos órgãos públicos e de clientes.

Por isso, antes de adquirir o seu consórcio, é importante visitar o site do Banco Central e verificar as administradoras reguladas. O Klubi, por exemplo, é a única fintech com autorização do Banco Central para atuar como administradora de consórcio, além de ser um dos consórcios que oferecem mais benefícios e vantagens para os seus membros.. 

Conheça mais sobre o Klubi e faça uma simulação do seu consórcio de automóvel de forma totalmente online.

Qual a importância do consórcio na sociedade?

O consórcio se tornou um caminho para que o cidadão brasileiro pudesse adquirir bens ou serviços de alto valor com maior facilidade.

Por meio da carta de crédito é possível negociar a compra à vista de carros, motos, apartamentos e outros tipos de serviço, sendo uma ótima ferramenta para ajudar na negociação.

Além disso, o membro pode usar parte do valor para pagar documentação, demais burocracias e acessórios para automóveis, caso opte por um bem que esteja abaixo do valor do crédito. Em situações opostas, é possível usar a carta para comprar um bem com valor superior, contanto que a pessoa complete o valor restante com seus próprios recursos.

Por conta de toda essa flexibilidade que o consórcio oferece, ele responde pela administração de mais de 3% de todo o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, com mais de 8 milhões de participantes ativos, segundo a ABAC.

Como adquirir um consórcio?

Se você chegou até aqui e ficou com vontade de adquirir um consórcio de automóveis para dar o primeiro passo para o seu sonho, saiba que é bem simples de ser feito!

Aqui no Klubi o processo acontece 100% online, de forma digitalizada, rápida e segura. O primeiro passo é realizar uma simulação para entender qual é o melhor plano para você e se as parcelas se encaixam nas suas expectativas.

Em seguida você conversa com um de nossos especialistas, que te passará todas as orientações a respeito de documentação e próximos passos. Assim que você entrar para o Klubi, você passa a fazer parte do grupo de membros que desejam comprar um carro. 

Dessa forma, você vai pagando as mensalidades e, a cada mês, há um sorteio para que um membro do grupo receba a carta de crédito. Ao receber a sua conquista, você passa por uma análise de crédito e, estando tudo certo, já é possível começar as negociações do seu novo carro. Demais, né?

Além disso, ao ser um membro do Klubi, você também passa a fazer parte do Klubi de Benefícios, um programa de vantagens que garante descontos em cursos, teatros, restaurantes, farmácias e muito mais!

Que tal fazer parte do Klubi agora mesmo? Faça sua simulação online em poucos cliques.