O sonho da casa e do carro próprio faz parte das vontades de consumo da maioria da população brasileira, não é mesmo?

Entretanto, com as crises e altas de inflação que acompanham o país há tempos, sabemos que existem muitas pessoas negativadas que adiam cada vez mais esse sonho, com medo de não conseguir realizá-lo.

O que viemos te contar hoje é que um caminho para inadimplentes conseguirem conquistar seu bem é através do consórcio. Se você ainda não sabe muito bem como funciona e se é possível existir consórcio para negativado, continue a leitura e confira todas as informações!

O que é consórcio?

O consórcio é uma modalidade de compra de um bem ou serviço, em que um grupo de pessoas com o mesmo objetivo se reúne e realiza o pagamento de parcelas mensalmente.

A partir desse pagamento cria-se um fundo comum, onde um valor é acumulado a cada mês e permite que uma pessoa seja contemplada com a carta de crédito para comprar o bem ou serviço em questão.

Mensalmente acontece um sorteio e há um ganhador da vez. Ao final de todo o ciclo do consórcio, todas as pessoas do grupo terão sido contempladas. 

Como funciona o consórcio para negativado?

Uma das principais perguntas que são feitas nesse contexto é: é possível ter um consórcio estando com o nome negativado? A resposta é sim, negativados conseguem contratar um consórcio, sem grandes restrições.

Pessoas com o nome negativado ou “sujo”, são aquelas que possuem seus CPFs incluídos em cadastros de serviços de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa. Isso ocorre quando há débitos em atraso, sejam de bancos, serviços ou lojas.

Quando falamos de consórcio para negativados, uma das únicas condições é que o consorciado precisa manter as parcelas em dia para poder participar das assembleias e ser contemplado em sorteio.

Além disso, existem alguns pontos importantes no momento da contemplação que vamos abordar no tópico a seguir.

O que é importante na hora da contemplação?

Nesta etapa, o consorciado precisa verificar com a administradora escolhida quais são as regras que ela definiu para a entrega da carta de crédito.

As pessoas contempladas precisam passar por uma análise cadastral antes de receberem a carta de crédito, isso de forma geral.

Entretanto, existem algumas administradoras que exigem que o nome precisa estar limpo no momento da contemplação. Nestes casos, quando se identifica que há negativação, o documento não é liberado.

Este é apenas um método de precaução que algumas administradoras de consórcio realizam para ter mais garantias de que o consorciado continuará pagando as parcelas mesmo depois da contemplação.

Mesmo assim, ainda há outro caminho possível para driblar essa situação, como ter a participação de um fiador para ajudar na aprovação do crédito.

Portanto, ao decidir adquirir um consórcio com nome negativado, pense também em qual administradora escolher, e verifique se é preciso limpar o seu nome durante o processo para que tudo ocorra bem no momento de conquistar a sua carta de crédito.

Confira como funciona a análise de crédito

Como falamos anteriormente, no consórcio, a análise de crédito acontece no momento da contemplação para garantir que o consorciado está em boas condições de cumprir com o pagamento das parcelas.

Para realizar uma análise de crédito, alguns pontos são levados em consideração, como:

  • Dados cadastrais, como CPF, estado civil, idade, etc.;
  • Restrições no nome, consultando a Serasa ou SPC;
  • Perfil de crédito, para que os bancos ou instituições financeiras saibam como é o seu relacionamento com o mercado de crédito;
  • Renda, para saber se as parcelas cabem proporcionalmente no seu salário.

Vale ressaltar que a comprovação de renda depende de certas documentações e que elas variam caso a pessoa seja CLT ou autônoma. Para os trabalhadores CLT, basta mostrar os holerites dos últimos 6 meses. Para autônomos, existem algumas opções, isso porque a análise de crédito flexível já é uma realidade no Brasil. Confira no próximo tópico mais informações.

O que é análise de crédito flexível?

A análise de crédito flexível é um dos grandes diferenciais do Klubi e veio para salvar aquelas pessoas que trabalham de forma autônoma e não sabem como comprovar a sua renda.

Para não restar dúvidas, o trabalhador autônomo é aquele que não possui vínculo empregatício com alguma empresa, ou seja, não trabalha com carteira assinada. Sendo assim, indivíduos PJ, com MEI e PME, são considerados trabalhadores autônomos. Alguns exemplos que temos são microempreendedores, motoristas de aplicativo, freelancers, entre outros.

Neste caso, a comprovação de renda pode ser feita de algumas formas, como:

  • Extrato bancário dos últimos 6 meses;
  • Declaração do Imposto de Renda;
  • Extrato do cartão de crédito dos últimos 6 meses.

Dessa maneira é possível ter uma dimensão de quanto de dinheiro entra e sai todo mês e se será seguro firmar o compromisso do consórcio sem gerar dívidas futuras.

Dicas para se preparar e manter seu consórcio em dia

Ao fazer o seu consórcio com nome sujo, é preciso saber que as parcelas deverão ser quitadas até o vencimento para não comprometer o seu crédito.

Portanto, antes de firmar esse novo compromisso, verifique o estado da sua saúde financeira e veja se há espaço para mais um gasto. Mesmo que você possa contratar o consórcio com nome negativado, o ideal é que você consiga cumprir com os prazos para que tudo ocorra bem.

Para isso, um caminho é começar organizando suas finanças, seja em uma planilha ou até mesmo em um caderno, para entender o quanto você pode gastar e quais excessos podem ser cortados. Realizar essa análise é bem importante até para fazer uma simulação e entender qual valor de crédito é o ideal para que as parcelas fiquem dentro do orçamento.

Além disso, crie alguma estratégia para limpar seu nome e aproveitar todos os benefícios do seu consórcio. Isso pode vir de uma poupança mensal, de corte de gastos, entre outros. Entenda a sua realidade e escolha a melhor maneira para alcançar esse resultado!

Afinal, como escolher o melhor consórcio?

O consórcio em si já oferece excelentes benefícios. Mas certamente o melhor consórcio é aquele feito através de instituições que oferecem ainda mais vantagens.

Esse é o caso do Klubi, um consórcio digital completo, transparente e seguro. Ao escolher o Klubi você garante:

  • A segurança de estar contratando uma administradora regulada pelo Banco Central;
  • Atendimento com especialistas e o serviço de concierge até o fim da jornada para tirar dúvidas e ter apoio em todas as fases do consórcio;
  • Se você for contemplado e optar por não usar a carta de crédito naquele momento, o dinheiro fica guardado em um fundo de investimentos, rendendo aproximadamente 100% do CDI. Dessa forma a sua carta não desvaloriza ao longo do tempo;
  • Você passa a fazer parte do Klubi de Benefícios, um programa de vantagens que oferece descontos em farmácias, cinemas, teatros, restaurantes, cursos e mais!

Conheça o Klubi e faça uma simulação para dar o primeiro passo para a realização do seu sonho!