Está pensando em comprar um carro em 2023, mas não sabe se é a melhor escolha a se fazer? Não se preocupe, essa é uma dúvida bastante comum entre os brasileiros!

Nos últimos anos, os preços dos carros subiram bastante. Bom pra quem quer vender, ruim

para quem quer comprar. Mas e em 2023, como vai ficar isso? A situação vai melhorar?

Se você está em busca de mais informações sobre o cenário automotivo e se este é o momento ideal para ter o seu carro próprio, chegou ao lugar certo. 

A seguir você poderá tirar suas próprias conclusões e decidir se o seu próximo passo é ir atrás do sonho do seu novo veículo. Vamos lá?

Histórico do mercado automobilístico nos últimos anos

O período da pandemia, marcado pela chegada da Covid-19, deixou marcas em diversos setores da indústria. Dentre eles, podemos destacar o setor automotivo, que sofreu impactos significativos.

Por conta da incerteza do cenário econômico mundial, houve uma queda no fornecimento de chips automotivos. Diante disso, todas as fabricantes precisaram parar as fábricas pelo menos alguma vez durante esse período. Como é possível imaginar, isso causou uma crise dos semicondutores.

E aí, o que aconteceu foi: a produção dos carros 0km caiu ou parou de vez, o que fez os seus preços subirem. Dessa forma, também tivemos a alta dos preços dos carros seminovos, pois todo o mercado ficou supervalorizado.

Por consequência, tivemos um cenário bom para quem queria vender seu carro seminovo e ruim para quem queria comprar o seu automóvel 0km ou usado.

E como fica esse cenário em 2023?

A boa notícia é que em 2023 esse cenário muda, e para melhor!

Os dois últimos anos foram essenciais para regularizar o mercado automotivo, que se manteve forte e eficiente mesmo diante de todos esses desafios.

Dessa forma, temos uma perspectiva de, no mínimo, 10% de queda nos valores dos carros novos e de 2,5% nos seminovos. Interessante, não é mesmo?

Diante disso, quem se planejou e separou uma quantia no orçamento para investir em seu carro próprio, poderá colher os frutos de um mercado aquecido. A diferença no bolso será grande!

Afinal, comprar carro em 2023 é um bom negócio?

Podemos dizer que sim, é um bom negócio comprar seu carro em 2023. 

Com o mercado automotivo estável, voltamos a ter a normalidade de produção de novos modelos. A partir disso, teremos mais opções de carros em estoque, o que faz os preços caírem ou pelo menos se manterem estáveis por mais tempo.

Além disso, com esse reaquecimento, as filas de espera por determinados modelos diminuem. Essa dinâmica é favorável para os consumidores que querem escolher acessórios, cores da lataria ou até para negociar preços melhores.

Assim, com mais carros disponíveis, a possibilidade de conseguir conquistar o seu com condições melhores aumenta. Isso se potencializa, principalmente, se você tiver uma boa quantia para negociar o pagamento à vista. 

Dicas para comprar um carro em 2023

Como falamos, com a alta possibilidade de negociação, comprar o carro à vista torna-se uma vantagem. Os descontos nessa modalidade de compra são expressivos e fazem a diferença no bolso.

Porém, sabemos que na realidade nem sempre é simples ter uma quantia suficiente para fazer esse tipo de compra. E é aí que o consórcio do Klubi pode te ajudar. 

O consórcio é uma alternativa perfeita para quem quer comprar o carro à vista, porém não tem essa quantia juntada. Ao escolher o seu plano, após certo tempo você será sorteado e terá o valor completo da carta para negociar a compra do veículo.

Enquanto você paga parcelas que cabem no seu bolso, o sonho do carro próprio se torna cada vez mais real.

Além disso, se você já tem um carro e deseja vendê-lo para obter um novo, você pode usar esse valor da venda para dar um lance e aumentar as chances de ser sorteado no consórcio. 

Outro ponto positivo é que você pode fazer a venda do seu seminovo com mais calma, abrindo oportunidades de realizar um bom negócio. Legal, né?

Por que escolher o consórcio Klubi?

Tem a menor mensalidade do mercado e pode ser mais barato até do que comprar à vista. Isso porque seu dinheiro investido pode render mais do que você vai pagar em taxa de administração.

Você escolhe um modelo de compra planejada, economiza seu dinheiro e oferta um lance

estratégico quando achar que é o melhor momento.

O consórcio Klubi tem a melhor nota no Reclame Aqui entre as administradoras de consórcio. Além disso, conta com atendimento especializado, 100% digital e com autorização do Banco Central para operar em todo o Brasil.

E tem mais! O consorciado Klubi conta com o Klubi de Vantagens, um programa de benefícios que oferece descontos em farmácias, cinemas, teatros, cursos, restaurantes e outros diversos tipos de estabelecimentos.

Conclusão

Após um cenário de incertezas no mercado automotivo, com a suspensão das produções e alta nos preços, vemos uma luz no fim do túnel.

Em 2023 temos um reaquecimento do mercado, com a indústria estabilizada e trabalhando no ritmo que já conhecíamos. Tudo isso colabora para que os novos e antigos modelos das marcas sejam mais acessíveis para todo o público consumidor.

Portanto, se você está pensando em trocar de carro ou em ter o seu primeiro automóvel próprio, esse pode ser um excelente momento! O importante é pesquisar com calma e escolher a opção que entrega o melhor custo-benefício para você.

Além disso, é importante avaliar as formas de pagamento para definir aquela que melhor atende às suas necessidades e que estará dentro do seu orçamento.

Por aqui já falamos das vantagens de comprar o seu carro através do consórcio. No Klubi, você pode simular as suas parcelas sem compromisso. Simule aqui e confira se o consórcio é o que você deseja para dar um passo rumo ao sonho do carro próprio!