O sonho do veículo próprio ainda é uma realidade para a maioria dos brasileiros. Em uma pesquisa realizada pela ESPM, 85% dos 577 entrevistados — de diferentes idades, sexo, estado civil e renda — considera melhor comprar um carro a alugar. Porém, com a chegada de diversas alternativas de aluguel de carro, algumas pessoas ainda possuem a seguinte dúvida: vale mais a pena comprar ou alugar carro? 

Podemos adiantar que a resposta é: depende! É preciso avaliar alguns aspectos e tomar a decisão de acordo com suas prioridades e estilo de vida. Confira neste artigo algumas informações que vão te ajudar a identificar a opção ideal para você!

Qual a diferença entre alugar e comprar carro?

A principal diferença, e a mais óbvia de todas, é que ao comprar você passa a ser dono do veículo e, ao alugar, você é apenas um usuário.

Na prática, o uso do carro funciona da mesma maneira. Não importa se você é o proprietário ou apenas alugou, poderá aproveitar todas as funcionalidades do automóvel integralmente.

Quando falamos sobre custos, temos algumas variáveis que entraremos em mais detalhes ao longo do texto. Porém, podemos adiantar que, seja um carro consorciado ou financiado, seja um carro por assinatura, você terá uma parcela mensal a pagar. Cabe entender demais custos extras e fazer as contas do que vale mais a pena.

Alugar carro: como funciona?

O aluguel do carro é feito diretamente com uma empresa especializada no ramo, seja uma locadora ou concessionárias.

Atualmente existem 2 tipos de planos bastante conhecidos: o aluguel de carro tradicional e o carro por assinatura.

O aluguel de carro é aquele geralmente feito por temporada, principalmente em viagens, para uso pessoal em determinado tempo. Isso traz comodidade e conforto para quem deseja se deslocar em uma cidade sem terceirizar o serviço de transporte.

Já o carro por assinatura é para quem deseja ter um carro para longos períodos, mas sem necessariamente ter que adquirir um. A assinatura de carros funciona como os demais serviços de assinatura que conhecemos no mercado, como o de streamings

Dessa forma, o contrato é feito com duração de 1 a 4 anos em média e, durante esse período, o cliente paga uma mensalidade em que IPVA, seguro e revisões já estão inclusos. Ao término do contrato, o cliente escolhe renovar, devolver ou, até mesmo, comprar o carro.

Mas, afinal, quais as vantagens e desvantagens desses modelos de negócio? Confira a seguir.

Vantagens

Podemos citar como vantagens do aluguel de carro:

  • Não precisa se preocupar em manter a documentação em dia;
  • O seguro já está incluso, assim como as revisões necessárias;
  • Não precisa pagar pela manutenção ou conserto de problemas mecânicos;
  • Tarifas como IPVA e DPVAT já fazem parte da mensalidade;
  • A desvalorização do modelo do automóvel não é algo a se preocupar.

Desvantagens

As desvantagens ocorrem bastante para aqueles que alugam carros de forma pontual. Muitas vezes é possível se deparar com a indisponibilidade de carros ou apenas aqueles modelos mais caros, com maior custo de combustível. Tudo isso pode onerar e muito o orçamento, além de ser burocrático sempre ter que entrar em contato com a locadora e fazer todo o trâmite de aluguel.

Comprar carro: suas vantagens e desvantagens

A principal vantagem de comprar um carro é ter um bem em seu nome.

Outro ponto é saber que você terá sempre à disposição um meio de transporte próprio e seguro, para usar como e quando quiser.

Atualmente existem formas de adquirir seu automóvel próprio que são muito mais flexíveis e acessíveis, como é o caso do consórcio. Essa opção traz mensalidades que cabem no seu bolso e podem ter um custo-benefício superior a um carro de assinatura, por exemplo.

Entretanto, como qualquer coisa na vida, comprar carro também traz desvantagens. Quando comparado ao carro por assinatura ou alugado, o carro próprio exige algumas atenções especiais quanto ao pagamento das taxas, documentação em dia, e um orçamento extra para possíveis reparos que apareçam com o tempo.

Afinal, quando comprar ou alugar carro? Compare custos!

Uma das maiores preocupações de quem vai comprar um carro são os custos iniciais, como entrada, documentação, seguro e demais gastos. Muitos não possuem o valor à vista e se preocupam em não conseguir ter o bem por conta disso.

Porém, nem sempre é preciso ter um valor prévio de investimento para adquirir o seu carro próprio. O consórcio, por exemplo, é uma modalidade que não exige entrada e, parte do valor da carta de crédito pode ser utilizada para suprir custos com documentação. Além disso, o consórcio não aplica juros nas parcelas, apenas uma taxa administrativa para manutenção do seu plano.

No caso dos aluguéis ou assinaturas, um aspecto que influencia no custo-benefício é o tempo de contrato. Em contratos mais longos, como de mais de 5 anos, a assinatura pode não valer a pena, pois o valor investido poderia ter sido aplicado a um consórcio ou financiamento.

Se o tempo de aluguel for menor e uma das prioridades do indivíduo for a comodidade de não se preocupar com burocracias iniciais, a assinatura pode ser mais vantajosa. Mesmo assim, a mensalidade ainda pode ser um pouco alta, principalmente porque ela inclui diversos itens, como taxas, seguro, reparos, entre outros.

Portanto, coloque na balança o que você prioriza e encontre a solução que vai suprir as suas necessidades, sem te fazer gastar de forma desnecessária.

Conclusão

Ficou mais fácil agora decidir qual é a opção mais viável: comprar ou alugar carro? A partir das dicas e informações que levantamos ao longo do texto, você pode anotar suas prioridades, orçamento e necessidades, e encontrar qual é a melhor alternativa para você.

No artigo, citamos o consórcio como uma alternativa interessante para quem quer comprar o seu carro próprio. Isso porque ele é a forma mais barata de conseguir ter o seu próprio automóvel.

Vale destacar que, ao alugar um carro, você não tem a necessidade de pagar o IPVA, por exemplo. Por outro lado, manter um carro alugado possui um custo alto, ficando bem parecido com as parcelas de financiamento.

Além disso, ao comprar o seu carro próprio, você ainda tem a opção de vendê-lo no futuro, caso seja necessário para as suas finanças. Quando a compra é feita através do Klubi, o custo-benefício é ainda maior.

O Klubi é uma administradora de consórcios que trabalha de forma digital e simplificada. Também possui as menores mensalidades do mercado, sendo um grande investimento para o futuro. Por aqui você paga menos que um financiamento ou aluguel e sai com seu carro novo.

Faça uma simulação sem compromisso e aproveite para avaliar se a compra do automóvel é vantajosa para você!