Um carro é um bem que exige cuidados e isso não é segredo para ninguém. Aliás, comprar um veículo exige um planejamento prévio, principalmente por conta do seu preço. Então, nada mais justo do que cuidar bem dele, não é mesmo?

Mas o que muita gente não sabe é que manter o seu veículo em bom estado traz muitos benefícios para além de deixá-lo funcionando e bonito. É sobre isso e mais que vamos falar a seguir.

Ao longo do artigo selecionamos dicas para conservar o carro e manter o bem sempre em bom estado. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Por que conservar o carro é importante?

Cuidar do que é seu já é naturalmente algo certo a se fazer, concorda? Nada melhor do que ver nossas conquistas durando muito tempo e funcionando perfeitamente, sem dores de cabeça.

Quando falamos sobre conservar o carro, a importância vai muito além, trazendo benefícios a curto, médio e longo prazo. Ao comprar um automóvel, o caminho comum é que ele desvalorize e continue nesse processo ao longo do tempo e do uso. Porém, quem opta por uma conservação constante pode driblar esse cenário, ajudando na valorização do seu bem.

Com isso, ao realizar uma venda do seu veículo no futuro, as chances de você perder dinheiro diminuem, já que o estado de conservação ajudará a entregar mais valor para o comprador final.

Outro ponto é que cuidar do carro é cuidar da segurança de todos que andam nele no dia a dia, sendo extremamente importante.

Quais as vantagens de se preocupar com a conservação do carro?

Até aqui já citamos algumas das vantagens de conservar o carro e todos os benefícios que essa atitude traz para o proprietário do veículo. 

Para deixar isso ainda mais claro, indicamos em lista as principais vantagens da conservação de um automóvel:

  • Ajuda na valorização do carro ao longo do tempo;
  • Evita gastos desnecessários com consertos que poderiam ser menores;
  • Mantém a segurança do condutor e dos passageiros;
  • Permite ter o carro conservado por mais tempo, o que ajuda na venda para conseguir dar um lance competitivo no consórcio;
  • Previne possíveis problemas;
  • E mais!

Dicas para conservar o carro

Afinal, o que fazer para deixar o carro em ótimo estado e evitar problemas futuros e desvalorização do bem? Existem algumas dicas valiosas para isso e contamos todas elas pra você a seguir. Confira!

  1. Não deixe o carro parado por muito tempo

Sabemos que existem diferentes tipos de condutores, alguns que utilizam o veículo todos os dias e outros que raramente usam, apenas em momentos de lazer ou necessidade. Para aqueles que deixam o carro por dias sem uso, temos um alerta: deixar o carro parado por muito tempo pode prejudicar seu funcionamento.

Por mais que pareça que, ao utilizar menos o carro, você esteja poupando e tendo mais cuidado, na verdade você está impactando a integridade do sistema elétrico. Para evitar danos maiores, tente ligar o carro por 1 minuto a cada dois dias. Assim você previne qualquer pane.

  1. Troque sempre os fluidos e filtros

Manter a lubrificação do carro em dia te poupa de gastos excessivos no futuro com possíveis problemas dessa natureza. Os fluidos e filtros ajudam no bom funcionamento do motor e da direção, o que, naturalmente, te faz economizar mais em combustível por conta da melhor performance do carro.

No geral, a manutenção de fluidos e filtros é barata, sendo muito melhor do que gastar muito dinheiro com os problemas que esses itens vencidos podem ocasionar.

  1. Verifique os pneus constantemente

Os pneus em bom estado ajudam na estabilidade do carro e na segurança dos passageiros. Dessa forma, checar constantemente o balanceamento e alinhamento das rodas, além do estado dos pneus, é essencial para evitar outros desgastes durante a condução do veículo.

  1. Mantenha a limpeza interna e externa em dia

Você sabia que deixar o carro sujo por muito tempo pode danificar a pintura e, até mesmo, a lataria do seu veículo? Manter o exterior do carro limpo e encerado ajuda bastante na sua conservação.

Porém, não podemos esquecer do interior. Para manter os bancos em bom estado, os tapetes sem mofo ou cheiros desagradáveis, fazer a limpeza interna de tempos em tempos ajuda a aumentar a durabilidade do automóvel.

  1. Dirija com cuidado e evite batidas e pancadas na lataria

Preste bastante atenção toda vez que for conduzir o carro, realizar manobras, estacionar e mais. Sabemos que nem tudo pode ser controlado, principalmente no trânsito. Mas, ao optar por uma direção defensiva, você pode evitar batidas que estraguem o carro ou pancadas que danificam a lataria e outras partes do automóvel.

  1. Tenha atenção a ruídos

Existem barulhos que são normais de qualquer carro, como o barulho do motor e do ar condicionado. Porém, existem situações em que os barulhos indicam que algo não está funcionando bem e precisa de reparo.

Ao identificar um barulho ou ruído que esteja fora do habitual, leve seu carro imediatamente a um mecânico para realizar uma vistoria e descobrir qual é o problema em questão. Se você dirigir por muito tempo ignorando esse barulho, o problema que antes poderia ser simples, cresce de tamanho e, proporcionalmente, de preço.

Conclusão

E aí, ficou mais clara a importância de conservar o carro e está pronto para colocar todas as dicas em prática? Essa é uma ação que só traz pontos positivos, principalmente para o dono do veículo.

Se o seu sonho é conquistar o seu carro próprio ou trocar o seu veículo atual para um outro modelo, conheça o consórcio Klubi para te ajudar nessa empreitada!

O consórcio é um dos modelos de compra de bens mais seguros que existem, com parcelas que podem se ajustar ao seu bolso e com benefícios exclusivos — quem aposta no Klubi conta com ainda mais vantagens! 

Saiba mais sobre o consórcio Klubi e venha dar o primeiro passo para a realização do seu sonho. Faça uma simulação online sem compromisso e tire suas dúvidas com um de nossos especialistas.

E se você gostou deste conteúdo, confira outros como este em nosso blog.