Na hora de pensar em comprar ou trocar de carro, é normal surgirem algumas dúvidas. E uma das principais perguntas que passam pela cabeça das pessoas geralmente é: qual é melhor, comprar carro usado ou novo?

Um fato é que existem prós e contras nas duas opções. É importante avaliar o seu contexto atual e entender qual delas trará mais impactos positivos para a sua vida.

No artigo de hoje vamos falar mais sobre comprar carro usado, quais são as vantagens e desvantagens, e o que considerar no momento da negociação para fazer um bom acordo. Continue a leitura e confira!

Principais vantagens de adquirir um carro seminovo

Decidir comprar um carro usado pode ser um ótimo negócio, principalmente pelas vantagens que ele carrega. Com certeza é uma opção mais acessível para quem deseja realizar o sonho de conquistar o seu automóvel próprio. Veja, a seguir, os benefícios de apostar em um carro seminovo.

Preços mais competitivos

Não é segredo para ninguém que os preços de carros usados são bem mais em conta do que de automóveis zero-quilômetro. Mesmo que já tenham passado por um ou mais donos, o carro seminovo pode te trazer a mesma sensação de um carro novo, quando escolhido com calma e atenção, claro.

Com o mesmo valor é possível comprar um carro seminovo com muito mais tecnologia e acessórios do que um carro recém saído da concessionária. Em certos períodos é possível até comprar carros com valores abaixo da tabela FIPE.

Negociação flexível

Essa é uma das principais vantagens da compra de um carro seminovo. Dentro do mercado de seminovos, o comprador tem muito mais poder de negociação quando comparado aos modelos novos. Isso porque, geralmente, o dono do automóvel necessita bastante da venda, estando mais disposto a atingir um valor que fique ideal para as duas partes.

Quando se trata de um carro zero-quilômetro, essa negociação é bem mais limitada.

Neste caso, outros órgãos e empresas se beneficiam diretamente da venda e precisam suprir uma margem de custos para obter lucro, o que complica a flexibilidade de um acordo.

Parcelas de financiamento ou consórcio mais baixas

Como falamos anteriormente, com valores mais acessíveis, as parcelas, consequentemente, também serão.

Diante disso, existe uma alternativa que pode potencializar ainda mais o seu poder de compra: o consórcio.

Através do consórcio é possível negociar um pagamento à vista com o vendedor e arcar junto a administradora parcelas mais baixas para serem pagas ao longo do tempo.

Menos desvalorização

Quando se compara ao zero-quilômetro, o carro usado possui bem menos desvalorização proporcional ao seu preço inicial.

O carro novo pode desvalorizar bastante nos primeiros 3 anos, enquanto o usado, quando bem cuidado, pode ser revendido no futuro pelo mesmo valor de aquisição.

Impostos mais baixos

Aqui estamos falando do IPVA. Como esse imposto é cobrado em cima do preço que consta na tabela FIPE, você acaba pagando mais barato, já que o carro seminovo tem um valor abaixo do que o automóvel novo.

Desvantagens de comprar carro usado

Ainda que comprar carro usado tenha muitas vantagens, é preciso pensar também nos pontos que não favorecem essa negociação. Neste caso é importante avaliar todo o cenário e conferir se os prós e contras estão valendo a pena para você.

Manutenção mais cara

Essa é uma das questões mais importantes ao avaliar se a compra do seminovo será benéfica ou não. É preciso ter bastante atenção no estado do carro e levar em uma oficina para fazer uma revisão geral para não encontrar surpresas caras e desagradáveis.

Por ser um carro que já estava em uso, é normal que tenha reparos a se fazer. O ideal é que esses reparos não estourem o orçamento para evitar dor de cabeça futura.

Alto custo com seguro

Sabemos que o preço do seguro varia de acordo com diversos aspectos. Um deles é o modelo do carro e o seu ano. Portanto, na hora de escolher o seu novo automóvel, é interessante cotar para saber se o gasto com seguro seria alto demais e se valeria a pena a longo prazo.

Possíveis problemas com documentação

Além de verificar o bom estado do carro, é necessário também se atentar à documentação para não ter problemas futuros.

Ao negociar com uma pessoa física, por exemplo, elabore um contrato de compra e venda para firmar a negociação. Também solicite o histórico do carro, como pagamento de parcelas de um financiamento ou consórcio, multas, se o chassi é original e se não há nenhum sinistro registrado.

O que observar na hora de comprar um carro usado?

As vantagens e desvantagens que falamos acima já dão um panorama do que é importante se atentar na hora de comprar um carro seminovo. Mas existem outros pontos bem relevantes para considerar neste momento.

Sendo assim, o primeiro deles é a quilometragem. Quanto maior a quilometragem rodada, mais chances de o carro apresentar algum problema mais rápido. Considere isso na hora da negociação.

Outro ponto é o estado do veículo e o tempo de uso. Não deixe de levar em uma oficina para realizar uma avaliação e verifique você mesmo se o carro está dentro das suas expectativas. Sempre considere se a compra possui um bom custo-benefício para você.

Quando é ideal optar por um carro usado?

Ao longo do texto foi possível compreender melhor quando comprar carro usado vale a pena e o que levar em consideração na hora da negociação.

Porém, além dos pontos citados anteriormente, existem cenários em que comprar um carro seminovo seja a melhor opção. Confira a seguir quais são!

Motorista iniciante

Se você tirou carteira de motorista recentemente e ainda está naquela fase de praticar e experimentar, é interessante considerar a compra de um carro usado neste primeiro momento. Assim você se sente menos mal caso arranhe e amasse o carro enquanto estiver dirigindo ou estacionando.

Costuma trocar de carro com frequência

Como falamos, o carro novo costuma desvalorizar de forma mais rápida. Se você tem o costume de trocar com frequência o seu automóvel, apostar nos seminovos é uma alternativa para perder menos dinheiro durante esse investimento.

Além de fazer uma venda melhor, você também pode encontrar pessoas com a mesma situação que a sua e garantir um carro usado em excelente estado de conservação e uso.

Vale ressaltar também que o Klubi pode te auxiliar na venda do seu automóvel atual para ser usado como lance no consórcio. Funciona da seguinte forma: é feita uma avaliação do veículo e, após a conclusão da venda, o dinheiro é depositado por inteiro na conta do cliente. Por fim, esse valor pode ser usado para realizar um lance e assim conseguir a carta de crédito com mais agilidade.

Carro usado ou novo: qual a melhor opção?

Como dissemos ao longo do artigo, tanto o carro usado quanto o novo possuem seus prós e contras.

Para saber qual é a melhor opção, vale considerar o seu estilo de vida, qual o propósito do automóvel, o quanto você está disposto a investir, entre outros pontos.

De acordo com o seu cenário, fica mais fácil escolher a alternativa que vale mais a pena para você.

Afinal, qual a melhor maneira de comprar carro usado?

O consórcio é a alternativa ideal para quem deseja comprar um veículo usado. Por meio dele você consegue obter o valor para realizar o pagamento à vista para o comprador, o que te garante poder de negociação, diferente do financiamento.

Além disso, existem consórcios que te dão ainda mais benefícios. No Klubi, por exemplo, ao garantir o seu consórcio, você passa a fazer parte do Klubi de Benefícios, um programa de vantagens para clientes. Nele você tem descontos em cinemas, pizzarias, farmácias, cursos e muito mais.

Se você ainda tem dúvidas de como funciona o consórcio e deseja ter mais informações, converse com o Klubi! Faça agora a sua simulação e dê um passo em direção ao sonho do carro próprio.