Ao observar a última década, dá para perceber quantas mudanças e evoluções aconteceram no mundo automobilístico.

Até pouco tempo era comum que carros tivessem um espaço para cinzeiro, quebra-vento e outros componentes que faziam sentido para a sociedade e os costumes da época. Hoje em dia essa visão mudou e deu lugar a componentes muito mais tecnológicos e atualizados.

Diante disso, é aí que chegam com mais força no mercado os carros automáticos. Cada vez mais eles vão se tornando prioridade de consumo e, em muitos países, são inclusive a única opção disponível. 

Confira a seguir mais informações sobre o assunto e veja qual é a previsão de futuro dos automóveis.

O que são carros automáticos?

Os carros automáticos são aqueles que, durante a direção, não exigem a troca de marchas pelo condutor. Dessa forma, o carro não possui embreagem, já que a sua principal função é permitir o engate das marchas na caixa de câmbio.

Portanto, ao dirigir um carro automático, sua única preocupação deve ser acelerar e frear. Os donos de carros automáticos costumam exaltar o conforto que essa modalidade de veículo oferece, já que há bastante praticidade na hora da condução.

É verdade que o câmbio manual irá acabar?

Como falamos na introdução deste texto, a tendência é que o câmbio manual se torne um artigo de museu, ou seja, que saia de linha nos novos modelos de carro. E esse é um movimento natural, influenciado principalmente pela inserção de novas tecnologias, como a condução semiautônoma.

Quando vemos evoluções, como a Tesla, percebemos que a tendência é que a direção seja cada vez mais fluida e simples de ser feita. Nas demais marcas, vemos que a prioridade é lançar carros automáticos e tirar de linha outros de câmbio manual. Por isso vemos tantos estudiosos do mercado dizendo que a previsão é que daqui 10 anos não tenhamos mais lançamentos de carros manuais.

Como os outros países veem os carros automáticos?

Em muitos países da Europa e nos Estados Unidos já é comum que a maioria dos carros seja automático. Nas autoescolas, por exemplo, os alunos treinam e são habilitados a dirigir carros automáticos. Dessa forma, muitos não sabem dirigir quando se deparam com carros manuais, por falta de costume e vivência nesse sentido.

Além disso, vemos a implantação de um sistema de frenagem automática de emergência em novos modelos de carro no exterior, em que essa tecnologia não é compatível com câmbio manual. Essas atualizações prezam pela segurança dos passageiros e essa certamente será uma tendência para o futuro: carros confortáveis e seguros.

De acordo com o Jornal do Carro, em 2020, alguns modelos conhecidos de carro, como a Fiat Toro, Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross, quase não tiveram produção para câmbio manual, atingindo mais de 90% de compras de modelos automáticos.

Assim, fica inegável que a previsão do aumento pela procura de carros automáticos realmente seja real e que eles dominem o mercado na próxima década.

Vale a pena ter um carro automático?

A pergunta de 1 milhão de dólares: vale a pena ter um carro automático?

Isso sempre vai depender das prioridades do comprador e o que ele valoriza em um carro. De acordo com suas necessidades, a decisão pode se alterar, mesmo que se constate que há mais benefícios em um carro automático do que um carro manual.

Porém, como qualquer item de consumo que exista, o carro automático possui suas vantagens e desvantagens. Confira quais são!

Vantagens

Podemos citar como principais benefícios do carro automático:

  • Menor consumo de combustível em modelos com câmbios CVT;
  • Mais conforto para dirigir, enfrentar trânsito e para acelerar;
  • O câmbio automático é bem mais preciso que o câmbio manual;
  • Não há risco do carro “morrer” durante subidas, pois o câmbio automático não desliga;
  • Não há gastos eventuais com manutenção de embreagem;
  • Geralmente os modelos automáticos são mais atualizados e acompanham acessórios modernos.

Desvantagens

Vale destacar alguns pontos fracos em relação aos carros manuais, como:

  • Custo mais elevado de compra, principalmente se forem modelos de lançamento e com equipamentos mais modernos;
  • Manutenção mais cara, por conta da maior complexidade e da maior exigência de trocas periódicas de fluidos e óleos;
  • Se o câmbio não for o CVT, o consumo de combustível pode ser mais alto, já que a mudança de marcha exige uma demora maior.

Afinal, como conquistar o meu carro automático?

Atualmente, uma das maneiras mais vantajosas de conquistar o seu novo carro, seja ele manual ou automático, é através de um consórcio de automóveis.

Isso porque, ao comparar o montante final pago em um consórcio e em um financiamento, você paga muito menos ao escolher o consórcio. Enquanto o financiamento cobra juros bem altos, o consórcio cobra apenas uma taxa administrativa, em que o valor é inferior aos juros mensais das parcelas.

Além disso, com o consórcio você tem a possibilidade de comprar o seu novo automóvel à vista, já que a carta de crédito permite essa liberdade de negociação com o valor cheio do carro. Assim é possível tentar um desconto, o que ajuda bastante.

No Klubi o consórcio é ainda mais vantajoso! Primeiro porque o processo é 100% online, facilitando o seu dia a dia. Segundo que todos os trâmites são acompanhados e orientados por especialistas da área para te ajudar com qualquer dúvida. E terceiro, mas não menos importante: você passa a fazer parte do Klubi de Benefícios, um programa de vantagens para os clientes Klubi aproveitarem descontos em cinema, teatro, farmácia, restaurantes e mais.

Então, para dar início ao seu sonho, faça uma simulação online, sem nenhum compromisso. Assim você pode saber se as parcelas do seu carro cabem no seu bolso!

Conclusão

Ao longo do texto vimos que a tendência do mercado automobilístico é priorizar a fabricação e venda de carros automáticos. Também foi possível perceber que esse é um caminho natural de evolução tecnológica e que cabe a nós acompanharmos para não ficarmos de fora.

Gostou deste conteúdo? Confira outros como este no blog do Klubi!