O sonho do carro próprio faz parte do desejo da maioria dos brasileiros. Como o transporte público é ainda muito precário e torna o dia a dia da população bem complicado, pensar em ter o seu próprio veículo deixa de ser um luxo e vira uma necessidade.

Por isso, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como escolher o primeiro carro, o que levar em consideração para evitar surpresas desagradáveis no futuro, entre outras coisas. Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas para você levar em conta antes de tomar a sua decisão. Vamos lá?

Antes de comprar, avalie alguns pontos

Como falamos, existem alguns detalhes que fazem a diferença na hora de decidir qual modelo de automóvel é o ideal para você e que será um bem saudável a longo prazo, ou seja, que não irá comprometer as suas finanças ou trazer muitos prejuízos.

Confira a seguir quais são!

Modalidade de compra e orçamento

O quanto você deseja gastar, o prazo para pagamento, valor da entrada e das parcelas, modalidade de compra… tudo isso faz diferença para quem deseja comprar um carro pela primeira vez.

Portanto, pense sobre quanto você pode gastar com o novo veículo e faça a simulação das modalidades de compra existentes no mercado. Atualmente as mais comuns são: financiamento ou consórcio.

Estudos apontam uma vantagem expressiva do consórcio em relação ao financiamento. Isso porque o valor do carro ao final do financiamento fica muito maior do que o valor do veículo comprado por meio do consórcio. As taxas de juros dos financiamentos são bem altas, enquanto os consórcios cobram uma taxa administrativa bem inferior ao montante final dos juros.

Além disso, ao conquistar a carta de crédito, você possui o valor total do bem para poder negociar a compra à vista. Sabemos que assim é possível ganhar bons descontos, não é mesmo?

Quais são as suas necessidades

Com o orçamento fechado, chegou a hora de avaliar quais são as suas necessidades para o dia a dia com o novo carro. Então, se questione: preciso de um carro econômico? Espaço interno e porta-malas grande são necessários? Preciso de um motor mais potente? Qual será o principal uso do meu carro?

Assim, você consegue delimitar quais modelos de carro seriam mais adequados para o que você precisa, diminuindo as opções e facilitando a escolha final.

Modelo do carro

Antes de tudo, conheça as principais categorias de carro. São elas:

  • Sedan;
  • Picape;
  • SUV;
  • Monovolume;
  • Compacto;
  • Hatch.

Faça uma pesquisa para entender melhor a diferença entre elas e suas principais características. A partir daí ficará mais fácil fazer o match entre as suas necessidades e o modelo ideal.

Com o modelo definido, a outra etapa é conhecer os carros das marcas existentes no mercado e avaliar preço, motor, consumo médio e mais.

Valor de manutenção do carro

Saiba que ao decidir por comprar um carro, você terá alguns custos com manutenção em algum momento, seja para revisão, ou para coisas mais sérias e pontuais. Faz parte!

Mas para que isso não se torne um fardo difícil de carregar, faça uma pesquisa para entender se as peças do modelo que você está pensando são caras demais e fogem do seu orçamento.

Uma dica é: carros grandes e potentes, de marcas importadas com pouca cobertura nacional, modelos fora de linha ou marcas novas no Brasil, geralmente possuem uma manutenção bem mais cara. Fique de olho nisso!

Custos gerais para manter o veículo

Como falamos, ter um carro exige que tenhamos um orçamento destinado a ele. Por isso, antes de decidir qual veículo comprar, avalie os custos com:

  • IPVA;
  • Licenciamento do veículo;
  • Combustível;
  • Estacionamento;
  • Seguro do carro.

O IPVA é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, cobrado anualmente pelo município e estado dos donos de automóveis. Esse valor varia de acordo com o modelo e é cobrado com base em uma tabela do Detran, com reajuste anual. Portanto considere isso antes de fechar a compra!

O seguro também é outro artigo super importante, mas que aumenta de valor de acordo com o modelo e com o custo das peças. Por ser um item que será pago mensalmente, pode pesar no bolso.

Realize um test-drive

Por ser o primeiro carro, a falta de experiência pode dificultar uma escolha acertada. Por isso, fazer o test-drive é uma das etapas mais importantes. Assim você poderá conhecer o carro, entender se suas funcionalidades internas estão de acordo com suas expectativas, se você gostou de dirigir aquele veículo, e muito mais!

Ter um novo carro é sinônimo de uma conquista muito grande e fazer o test-drive permite que você tenha uma amostra do seu futuro. Esse futuro precisa fazer sentido, portanto teste quantas vezes for necessário para não ter nenhuma dúvida sobre o carro ideal.

Pesquise bastante antes de decidir

A dica final é: pesquise. Anote todos esses detalhes que falamos acima, faça os orçamentos necessários, busque opiniões de pessoas que você conhece para entender como foi a experiência delas com determinado carro, faça visitas e testes em concessionárias… ou seja, dedique um tempo para isso.

Por mais que a expectativa por ter logo o seu novo carro fique grande, ter esse tempo te poupará de escolhas impulsivas que podem trazer problemas no futuro. Vale a pena!

Conclusão

E aí, está mais preparado para começar a busca pelo seu primeiro carro? Com as dicas que demos ao longo do artigo ficará mais fácil realizar esse sonho!

Para facilitar ainda mais a sua vida, conheça o consórcio Klubi, uma alternativa perfeita para você que quer conquistar o seu novo carro com segurança, com parcelas que cabem no seu bolso e com uma assistência especializada para te dar os melhores direcionamentos.

O processo é feito de forma 100% digital, facilitando e simplificando a conquista do seu crédito. Faça uma simulação sem compromisso e já tenha uma ideia de quanto pagará em suas parcelas. Conte também com o time de especialistas do Klubi para tirar qualquer dúvida que tiver!

E se gostou deste conteúdo, confira outros como este em nosso blog.