Se você já precisou fazer uma operação financeira, sabe como comprovar renda é importante, não é mesmo?

Geralmente, o comprovante de renda está sempre entre a documentação pedida para solicitar empréstimos, fazer consórcio, financiamentos, pedir aumento de limite do cartão e cheque especial, entre outros.

Os documentos aceitos como comprovante de renda podem variar conforme a instituição com a qual você vai fazer negócio, por isso, é importante ficar de olho!

Quer saber como comprovar renda sendo MEI, autônomo e carteira assinada? Então confira aqui com a gente! 

O que é um comprovante de renda?

Um comprovante de renda é um documento que comprova que você tem dinheiro para pagar por determinada operação financeira.

Mas ele também pode ser solicitado justamente pelo motivo contrário, ou seja, para provar que você tem renda abaixo de determinado valor, para ganhos de bolsas de estudo em vestibulares e concursos públicos, por exemplo.

Por que é necessário comprovar renda?

O comprovante de renda é uma forma de provar que você tem dinheiro para arcar com uma dívida que está prestes a fazer, por exemplo, ou que você está apto a arcar com as suas despesas no futuro, independente do motivo.

A sua palavra não tem validade jurídica de que você tem dinheiro, por isso, o comprovante de renda pode comprovar essa questão.

Se uma instituição financeira fechar negócio com você, por exemplo, ela precisa se certificar de que pode confiar em você, caso contrário ela pode ficar no prejuízo, não é mesmo?

Quais documentos são necessários para comprovar renda?

Mas, afinal, você sabe como comprovar renda? Quais os documentos necessários? 

Já adiantamos aqui que para quem recebe por carteira assinada, comprovar renda pode ser um pouco mais simples, pois basta apresentar o holerite.

Mas para autônomos, por exemplo, pode ser um pouquinho mais complicado, mas existem outros documentos que podem ser aceitos nas transações financeiras.

Confira!

Holerite

O holerite ou contracheque é uma das formas mais comuns de como comprovar renda.

Nele estão discriminados os ganhos do trabalhador no mês e também informa os descontos do salário.

Geralmente, podem ser solicitados 3 ou 6 meses de holerites para análise.

Leia também: Como montar uma organização financeira pessoal eficiente?

DECORE

como comprovar renda com extrato bancário

Decore é a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, um documento produzido por contadores que serve para comprovar a renda de microempreendedores individuais (MEI), autônomos e pequenos empresários.

Essa é uma boa opção para quem não tem muitas maneiras de comprovar renda, pois é um documento oficial produzido por profissionais.

Entretanto, cada profissional vai apresentar documentos diferentes para que possa ser feita a elaboração do Decore.

Confira!

  • MEI: cópias das notas fiscais eletrônicas e de serviço emitidas; cópia do recolhimento do DAS (equivalente a um salário mínimo); escrituração no livro-diário ou livro caixa.
  • empreendedores que recebem pró-labore: lançamentos relacionados ao pró-labore; guia de recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP); termos de abertura e de encerramento do livro diário.
  • investidores: termos de abertura e de encerramento do livro diário; lançamentos relacionados à distribuição dos lucros pagos.

DIRPF

A declaração de imposto de renda da pessoa física (DIRPF) também serve como comprovante de renda para autônomos.

Elas funcionam para quem declara seus impostos anualmente, aquelas pessoas que possuem rendimentos acima do limite de isenção.

Entretanto, como é relativo ao ano passado, algumas instituições financeiras podem pedir mais alguns comprovantes junto ao DIRPF por garantia.

Leia também: Imposto sobre carros: saiba quais estão inclusos na compra

Extrato Bancário

O extrato bancário também é uma forma de como comprovar renda, mas não é aceito por todas as instituições financeiras.

Geralmente, em casos de operações maiores como financiamentos de carros, por exemplo, o extrato bancário não é uma das opções de comprovante.

No entanto, pode servir para operações menores como aumento de limite, por exemplo.

Quando aceito, precisa ser completo e com informações atualizadas dos últimos meses.

Carteira de trabalho

como comprovar renda

Assim como o holerite, a carteira de trabalho também é uma forma de como comprovar renda.

Entretanto, pode ser que o trabalhador de carteira assinada receba outros valores além do que está registrado e a sua renda real seja maior.

Neste caso, somente a carteira não será suficiente e será necessário apresentar outros comprovantes de renda.

DASN-SIMEI

Essa é a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional, um documento feito de forma anual pelos MEIs que também pode ser usado como comprovante de renda.

A declaração contém o valor bruto ganho pelo empreendedor e é sempre referente ao ano anterior.

Qual o comprovante de renda do autônomo?

Os profissionais autônomos podem comprovar renda por meio do comprovante de serviços prestados ou ainda pelos produtos vendidos.

Também é possível utilizar o extrato bancário quando for possível, a declaração do imposto de renda e, no caso dos MEIs, usar o DASN-SIMEI.

O DECORE também é uma opção, mas deve ser realizado por um profissional contador.

Qual a importância do Comprovante de Renda?

O comprovante de renda comprova que a pessoa pode honrar um compromisso financeiro que pretende adquirir.

No caso do consórcio e financiamento, por exemplo, há um consenso geral entre as instituições financeiras, de que o trabalhador não pode comprometer mais do que 30% da sua renda em uma dívida.

Se ele estiver comprometendo muito mais do que isso, ele pode não conseguir pagar. E o comprovante de renda ajuda as instituições a entender a situação financeira de cada um.

No consórcio, você só precisa comprovar renda depois que é contemplado, para liberação da carta de crédito. Além disso, a maioria dos comprovantes citados aqui são aceitos pelas administradoras.

O consórcio da Klubi não tem burocracia! Quer saber mais sobre ele?

Conheça o Klubi: Consórcio Auto 100% Digital, Seguro e Transparente!

Conclusão

Como comprovar renda? Agora você sabe!

Claro que é preciso levar em conta cada operação em particular e também o que é exigido pela instituição com a qual você pretende fazer negócio.

A comprovação de renda é um pouco mais simples para quem possui carteira assinada, já que os documentos referentes ao pagamento são amplamente aceitos.

Mas para autônomos, MEI e empreendedores existem outras alternativas, como explicamos aqui, por isso, não é necessário se preocupar!

Além disso, vale lembrar que ninguém deve ser prejudicado por não ter holerites e carteira assinada como comprovante, basta achar os documentos que funcionam bem para ambos os lados!