Como já falamos aqui diversas vezes, o consórcio é uma excelente maneira de investir em um bem próprio quando não se tem o dinheiro todo para pagar a vista. Dessa forma, você pode juntar o valor, de forma coletiva, para alcançar esse objetivo.

No entanto, pode acontecer de, mesmo com todo o planejamento, o consorciado perceber que ele não tem condições de continuar dentro de um consórcio, principalmente quando aparecem  imprevistos constantemente. 

Nesses casos, ele pode tentar transferir o consórcio. Se esse é o seu caso ou você tem curiosidade de entender mais sobre como funciona a transferência de consórcio, está no artigo ideal. 

Ao longo do texto vamos falar sobre ele e a diferença entre desistência, além de falar sobre as vantagens e desvantagens de optar por transferir e, ainda, os cuidados ao fazer isso. Acompanhe nosso conteúdo e boa leitura!

Quer saber dicas para comprar um carro zero? Leia nosso artigo e descubra!

Transferência de consórcio: o que significa?

Em primeiro lugar, a transferência de consórcio significa o processo de venda da titularidade da cota, que pode já ter sido contemplada ou não, para outra pessoa. Quem faz a venda está transferindo todos os seus direitos e deveres ao novo titular. 

Sendo assim, para que esse processo aconteça de forma legal, é preciso que seja autorizado pela administradora do consórcio.

É comum que pessoas que não podem mais pagar as prestações ou tem uma mudança de planejamento optem por essa alternativa. No entanto, é importante esclarecer que há uma diferença entre desistir e transferir a cota.

Desistência x Transferência

Transferir um plano de consórcio para outra pessoa é diferente de desistir de um plano. No primeiro caso, como já explicamos, você vai vender sua participação enquanto consorciado para outra pessoa, que vai ficar no seu lugar.

Já no caso da desistência, você irá pedir o cancelamento do seu contrato. Para isso, é preciso que você ainda não tenha sido contemplado pela carta de crédito.

A grande diferença é que quando você vende seu plano, você recebe o dinheiro naquele momento, já quando você desiste, você só pode resgatar os valores investidos ao final do contrato.

Vale a pena realizar a transferência do consórcio?

transferência consórcio

Será que vale a pena transferir um consórcio para outra pessoa ou, ainda, comprar um consórcio de outra pessoa? A seguir, vamos trazer as vantagens e desvantagens tanto para quem vende como para quem compra.

Para quem transfere uma cota

Se você realmente não tem como continuar com o pagamento do plano e ainda não tiver sido contemplado, você pode optar por vender sua parcela. A principal vantagem, inclusive, é que você não precisa esperar até o final do contrato para receber o dinheiro gasto.

Você apenas vai precisar negociar com o interessado e, assim, irá poder resgatar os seus valores de forma mais rápida.

Por outro lado, a venda da sua cota sempre envolve uma taxa de transferência que vai reduzir o lucro dessa venda. A única forma de fugir disso é se, na negociação, você encontrar uma forma de repassar este valor para o interessado.

Para quem compra uma cota

Por outro lado, é importante também falar sobre as vantagens e desvantagens de comprar uma cota. Muitas pessoas acabam procurando o consórcio em busca de cotas já contempladas ou, pelo menos, já iniciadas.

Isso é interessante, principalmente quando já se tem dinheiro para adiantar algumas parcelas, pois uma cota em andamento tem mais chances de ser contemplada, afinal, ela passou por vários sorteios mensais.

Em casos que a cota já contemplada, a transferência permite ter acesso direto ao bem através do uso da carta.

 No entanto, é preciso levar em consideração dois aspectos que podem ser vistos como negativos. O primeiro é que os valores a serem pagos pelo bem serão os mesmos que os outros consorciados que estão há mais tempo no grupo. 

Já o segundo diz respeito à possibilidade de flexibilizar o plano. Não costuma ser fácil negociar um aumento no prazo para pagamento da cota, pois a transferência de contrato não dá direito a  mudá-lo.

Como funciona a transferência de titularidade no consórcio?

como funciona transferência consórcio

Tendo em vista quais são os benefícios e malefícios de transferir o consórcio, é importante também saber como esse processo acontece na prática. A seguir, vamos trazer o passo a passo para isso.

1. Solicite o termo de transferência

Depois que você já tiver encontrado um comprador e tendo seu pagamento regularizado, o seu primeiro passo é solicitar o termo de transferência à sua administradora. 

Esse documento deve ser assinado pelas duas partes e devolvido com firma reconhecida em cartório. Com muita atenção, você deve observar toda a lista de documentação exigida pela sua administradora para evitar problemas futuros.

2. Espere pela aprovação da administradora

Dessa forma, após entregar todos os documentos, é preciso aguardar o prazo para que essa verificação seja realizada.

A  autorização de transferência de consórcio só é concluída se o comprador passar pela análise de crédito (feita pela administradora) e for aprovado. Da mesma forma, a venda só pode acontecer se esse processo for autorizado.

3. Pague a taxa de transferência

Depois da venda ser aprovada, podem existir custos adicionais para realizar essa transferência. O mais comum é a necessidade de pagar uma taxa de transferência que, em geral, corresponde a 1% do valor do crédito.

4. Emita o contrato de compra e venda

Por fim, essa será a hora de emitir o contrato de compra e venda, ou seja, um documento que comprove legalmente a transferência do consórcio.

A emissão de contrato de compra e venda pode ser feita em um cartório como forma de garantia adicional, sobretudo em relação ao valor que você já pagou pela cota antes.

Como precificar o valor de venda da sua cota?

Uma dúvida que muitas pessoas podem ter ao vender sua cota no consórcio é em relação à precificação. 

Para determinar o valor de venda, o ponto de partida é saber qual é o valor já pago. Além disso, além do valor já desembolsado,é essencial observar todos os reajustes que ocorreram no valor da carta de crédito desde a entrada no grupo.

Entre outros fatores, o fato da cota estar contemplada ou não também vai influenciar no valor da transferência. Quando a cota já foi contemplada, ela costuma ser oferecida com um certo ágio, o que é bom para quem está vendendo.

Isso acontece principalmente porque o comprador vai ter acesso ao bem muito mais rapidamente, apenas passando pela análise e liberação de crédito, o que torna a compra mais vantajosa para ele também,

Por outro lado, no cenário em que sua cota ainda não foi contemplada, o valor costuma se abater naquele que participante receberia em caso de desistência: o fundo comum menos a multa rescisória.

A partir desses pontos, fica mais fácil precificar o valor da sua cota e, então, negociar com quem deseja comprá-la.

Quais cuidados são necessários no processo de transferência?

Embora seja um procedimento simples, o consorciado que quer optar pela transferência de sua cota deve tomar alguns cuidados para agilizar esse processo, como:

  • Regularizar todas as parcelas, em caso de pagamentos atrasados;
  • Reunir todas as informações necessárias do seu plano para informar ao comprador;
  • Garantir que o seu comprador é de confiança e vai poder pagar a cota;
  • Providenciar todas as documentações para evitar atrasos.

Conclusão

Se você achava que fazer a transferência de consórcio era complexa, nosso artigo te mostrou que ela não é tão complicada assim, o mais importante é ter cuidado. Isso vale tanto para quem vende como para quem compra.

Entre as vantagens de optar por essa alternativa no lugar da desistência, está o recebimento mais rápido do dinheiro gasto. Em outros casos, quando é possível ajustar as parcelas, pode ser mais atrativo continuar no plano, se você ainda desejar usar o prêmio.

A flexibilidade do consórcio é muito atrativa, por isso, está na hora de conhecer o Klubi: Consórcio Auto 100% Digital, Seguro e Transparente!