Uma das principais dúvidas que se pode ter quando se escolhe uma modalidade de compra são as taxas envolvidas, por isso, no consórcio, essa também é uma dúvida frequente. Você sabe quais são as taxas que fazem parte dele?

Embora seja famoso por não oferecer taxas de juros, que é uma das mais caras e robustas dentro de uma parcela, outras taxas mais simples fazem parte, como é o caso do fundo de reserva e a taxa de seguro, por exemplo. 

Se você quer entender mais sobre o consórcio e as menores taxas oferecidas, continue lendo esse artigo. Além de explicar quais são as taxas cobradas nessa modalidade, vamos te ajudar a conseguir melhores condições em um consórcio. Boa leitura!

Você conhece o funcionamento de um regulamento de consórcio? Leia nosso artigo e aprenda mais sobre a Lei dos Consórcios e as regras dessa modalidade!

Juros x taxas no consórcio: afinal, qual é a diferença?

A grande diferença entre juros e taxas no consórcio é a função que elas têm. Enquanto a primeira está associada ao empréstimo de crédito, as taxas no consórcio servem para custear os próprios serviços do sistema.

Os juros são necessários quando se empresta um dinheiro a alguém, pois são a forma da empresa que empresta lucrar com essa atividade e atualizar o valor real do dinheiro. 

No entanto, no consórcio o dinheiro é construído coletivamente, dessa forma, não há a necessidade de cobrar juros. Sendo assim, a parcela do consórcio envolve, além de uma parte do preço do bem, outras taxas, mas que são bem menos caras que os juros.

Como funciona a taxa de administração de um consórcio?

Entre as principais taxas cobradas pelo consórcio está a taxa de administração. Seu valor é sempre decidido no contrato e representa uma porcentagem do montante total da carta de crédito que será concedida ao consorciado. Em alguns casos, ela chega a 15%.

A taxa de administração de um consórcio serve para remunerar a administradora pelos serviços prestados durante a duração de um plano. Ou seja, é dessa forma que a empresa ganha dinheiro ao abrir um consórcio.

Qual é o papel de uma administradora de consórcio?

Você pode estar se perguntando, portanto: quais serviços são oferecidos pela administradora de consórcio

Antes disso, é importante reforçar que, para poder atuar como uma, é preciso que a empresa seja regularizada pelo Banco Central (Bacen), órgão público responsável por fiscalizar todo sistema de consórcio. 

Dito isso, a administradora apresenta diversos papéis na gestão de um grupo. Além de ser responsável pela criação e organização dos grupos de consórcio, é ela quem vai garantir a contemplação de todos os membros, seja por meio de sorteios ou por meio de lances.

Entre suas atribuições, também está a responsabilidade da entrega do bem ou serviço final para o cliente, realizando as tratativas para validar o título e finalizar a compra após a entrega da carta.

Como tem o papel de gestora, portanto, ela também tem o papel de ser a mediadora para a resolução de conflitos que possam surgir entre os consorciados.

Quais outras taxas são cobradas no consórcio?

taxas cobradas no consórcio

A taxa de administração não é a única cobrada pelo consórcio. Além dela, podemos citar:

  • Fundo comum;
  • Fundo de reserva;
  • Taxa de seguro.

Fundo comum

O fundo comum é considerado uma taxa básica do consórcio, pois representa o valor mensal do plano em que o dinheiro do prêmio foi dividido para ser pago. Dessa forma, todo mês esse valor precisa ser pago para garantir o funcionamento do grupo.

O fundo comum sempre será um percentual do preço do bem, no qual será igual para todos os consorciados que fazem parte de um mesmo plano. Quando não se paga o fundo comum, o consorciado fica proibido de ser contemplado.

Fundo de reserva

Outra taxa importante é a de reserva. Como o nome sugere, ela é uma reserva que serve de garantia para o consórcio funcionar normalmente mesmo com casos de inadimplência.

Embora não seja obrigatória, ela costuma ser cobrada e isso precisa estar definido dentro do contrato. Se o valor pago mensalmente nunca for usado, ele pode ser devolvido de maneira proporcional aos consorciados.

O valor do fundo de reserva costuma ser fixo, correspondendo a em torno de 1% a 2% do prêmio, e sendo diluído por todo o contrato.

Taxa de seguro (não obrigatório)

Por fim, a taxa de seguro, que não é obrigatória, também pode ser cobrada dentro de um consórcio, dependendo do contrato estabelecido. Ela serve como seguro para diferentes situações, a exemplo de:

  • Inadimplência:
  • Morte;
  • Desemprego.

A taxa vai servir para garantir que a pessoa, mesmo em caso de ficar desempregada, por exemplo, continue participando do plano. 

O objetivo dessa taxa é sempre proteger o grupo como um todo. Não há um valor fixo para essa taxa, pois ela varia de acordo com cada plano.

Entenda o cálculo das taxas e da parcela em um consórcio

A parcela de um consórcio vai ser a soma de todas as taxas envolvidas mais o fundo comum, ou seja, a parcela do valor do prêmio em si. O valor final mensal vai ser definido a partir do número de meses que o consorciado escolhe dividir o plano.

Em alguns casos, pode ser cobrada também uma taxa de adesão, que deve ser paga apenas no primeiro mês, mas não costuma ser muito comum.

Consórcios com as menores taxas de administração

consórcios com menores taxas de administração

Há vários tipos de consórcio, contudo, alguns deles podem apresentar taxas de administração mais baixas. De acordo com a ABC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio), em 2020, foram:

Como conseguir taxas e condições melhores em consórcios?

Se é preciso pagar as taxas no consórcio, portanto, qual é a forma de conseguir pagar as mais baixas?

Além de saber fazer planejamento financeiro na hora de escolher seu plano, você deve comparar as taxas de diversos consórcios.  Embora variem na casa dos 15%, as taxas de administração podem ser mais baixas em alguns casos.

Para garantir o melhor negócio, portanto, é ideal fazer simulações de consórcio.

Conheça o Klubi: Consórcio Auto 100% Digital, Seguro e Transparente!

Conclusão

As taxas no consórcio são essenciais para garantir o funcionamento da administradora e do próprio grupo. Entre elas, estão a taxa de administração, a taxa de reserva e a taxa de seguro, além do fundo comum, que é o valor mensal dividido do preço do bem.

A melhor forma de conseguir um consórcio com menor taxa é pesquisando e comparando as opções do mercado!